quinta-feira, 23 de julho de 2015

"Mata da Rainha, Enxames e Vale de Prazeres"

Hoje foi dia de pedalada asfáltica na companhia do Jorge Palma, Nuno Maia e Rui Salgueiro.
Pelas 07h00, a nossa hora preferida de verão, para atenuar um pouco as calinadas habituais nesta altura do ano, abandonamos a cidade em direção aos Escalos de Cima, com passagem pelos Escalos de Baixo.
Pouco depois de sairmos, juntou-se ao grupo o António Leandro que ía até salvador, sua terra natal e que nos acompanhou em parte do percurso.
Descemos a S. Gens e subimos a S. Miguel d'Acha, continuando até à Aldeia de Santa Margarida, onde tomamos o cafézinho matinal e nos separamos do Leandro.
Tomamos depois a direção da Mata da Rainha, onde desta vez não paramos e fomos até aos Enxames, onde verificamos os estragos feitos pelo recente fogo que assolou uma encosta de mato, não muito longe da aldeia.
Subimos ao cruzamento para a Fatela e seguimos pela N.345 até entroncarmos na :18, em plena ascensão da Serra da Gardunha.
Na descida a Alpedrinha, fletimos à esquerda para Vale de Prazeres e o Rui Salgueiro, entusiasmado com a descida não se apercebeu e foi até Alpedrinha, tendo que retroceder depois até à pastelaria em Vale de Prazeres, onde o esperávamos degustando uma bela torta de cereja. Huummm, tão bom!!! Acho que o pastelinho de nata vai passar para segundo plano, ou melhoe, para suplente!
Já aconchegadinhos e com o Rui no grupo seguimos para a Orca, onde viramos o azimute à Lardosa, com passagem por Zebras e Vale da Torre.
Ladeamos a Lardosa pela estação e seguimos para os Escalos de Cima já em direção à cidade.
Ainda encontramos o Leandro já à entrada da cidade, que nos acompanhou na "abaladiça" na esplanada da Racha, antes de darmos por concluída esta nossa voltinha asfáltica, com 110 kms pedalados numa bela e animada manhã veranenga.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora dels.
AC

Sem comentários: