"2º. Raid AC - Trilhos e Aventuras # Uma Visita à Gardunha#"

Pensamento:
"Se todos nós fizéssemos as coisas de que somos capazes, ficariamos espantados connosco mesmos"
(Thomas Edison)

Altimetria

Percurso no Google

.o0o.

Um pouco antes das 08h, já estava no local de partida para o 2º. Raid AC - Trilhos e Aventuras "Uma visita à Gardunha", acompanhado do Álvaro e do Ricardo que se juntaram a mim à porta da minha garagem.
Apareceram para o Raid, o João Valente, o Micaelo, o Roberto, o Agnelo e o Joaquim Cabarrão.
Campareceram também o Dino, mas apenas para nos acompanhar durante algum tempo, até chegar a hora de regressar à cidade, pois não iria fazer o Raid completo, assim como a Álvaro por estar de serviço de prevenção e o Ricardo.
Lá partimos os 9, uns com destino à Serra da Gardunha e outros até á zona da Barragem de Santa Águeda, onde regressariam por outro trajecto.
Saímos em andamento suave, pois a quilometragem era um pouco "xxl" e um bom aquecimento é essencial nestas "andanças"
Passámos pela Atacanha e virámos à esquerda para cruzarmos a EN.18 e continuar, com rumo à zona de Valverde, seguindo depois pelo Vale Coelheiro até à Ermida da Nossa Sra da Encarnação, onde esperámos pelo Dino e Agnelo, que falharam um cruzamento e seguiram em frente.
Já com a malta toda junta, contornámos a Póvoa de Rio de Moinho, pelas hortas e apanhámos o estradão que nos levou pelo Vale Carrapiço até ao Vale Paviola, onde se deu a separação do grupo.
Eu, o João Valente, o Micaelo, o Roberto e o Agnelo tirámos "azimute" em direcção à Serra da Gardunha e o Álvaro, o Ricardo e o Dino regressaram a Castelo Branco, com um novo elemento, o Joaquim Cabarrão, que se tornou a baldar.
Entretanto apareceram mais 2 betêtistas, que disseram ser da Póvoa Rio de Moinhos e que nos acompanharam durante alguns kms até à zona do Talhadouro.
Entrámos no largo estradão que vêm de Sobral do Campo para o Louriçal e a seguir ao Monte do Cotovio, virámos à esquerda para atacarmos a subida ao Casal da Serra, agora bastante deteriorada, além de longa, sendo a primeira parte melhor ciclável, até à zona das Cruz das Olas, onde virámos à direita para as Gingeiras, agora com pior piso e com maior inclinação, que só nos concedeu algum alívio um pouco antes de chegar ao campo de futebol.
Quando chegámos à estrada que vem de S. Vicente da Beira, esperámos um pouco pelo pessoal mais atrasado, para depois descermos juntos para o Casal da Serra e parar na fonte, onde nos refrescámos na sua bica que jorra água com abundância. Que o diga o Roberto, que só lhe faltou dar um mergulho no pequeno tanque.
Comemos, bebemos, conversámos e antes de continuar a nossa "odisseia" oleámos as correntes das "biclas" para não falharem no restante trajecto.
Atravessámos a aldeia e demos início à subida para o Miradouro, esta um pouco mais acessível, mas com alguns troços com bastante gravilha, que nos dificultava a progressão.
Chegámos à primeira casa florestal, na confluência do estradão que vem do Louriçal e virámos à esquerda para o miradouro, sempre em subida.
No miradouro éramos aguardados pelo Rui do "Amieiro Bikes" acompanhado do sobrinho e que já hà algum tempo nos esperavam para nos acompanhar no percurso de regresso até à Soalheira, local de onde tinham partido.
Subimos os "calhaus" que compôem o miradouro para apreciarmos as belas paisagens que dalí se avistam, quando ainda tinhamos na retina as espectaculares visões paisagisticas que observámos sobre a Barragem de Santa Águeda e zonas circundantes, até onde a nossa vista podia alcançar. Soberbo!!! È isto que me faz palmilhar kms na minha "Trek". E ainda há tanto para ver e descobrir!!!Que não me faltem as pernas, que vontade há de sobra e para partilhar com os meus amigos. Assim os consiga contagiar!!!
Depois do miradouro, foi puro gozo.
Algum terreno plano até à segunda casa florestal, seguindo um pequeno sobe e desce para o Monte da Andorinha e depois sempre a abrir até Castelo Novo numa descida louca, com todos os ingredientes e a terminar numa calçada, onde o "rabinho" convém estar algo recuado, para evitar o sempre temido "salto mortal em frente".
O Agnelo furou logo no início da descida, mas recuperou bem, apenas lhe vimos o "esteiro".
Parámos em Castelo Novo e eu e o João Valente, pirámo-nos logo à entrada, para os lados da igreja, para tirar umas fotos ao Castelo, à Torre de Menagem, ao Pelourinho e à bica principal.
Só depois nos juntámos ao grupo, que nos aguardava na outra bica, um pouco mais abaixo.
Mal chegámos, nem tivémos tempo de tirar os "camelbacks", já havia malta a "clamar" por uma "bjeca". O Micaelo que diga, se não estou a falar verdade.eheheh.
Descemos então em direcção ao Restaurante "O Lagarto", que por azar estava fechado. E logo hoje, que a maioria da malta era "SLB"
Lá tivémos que tornar a subir um pouco, para apanhar o caminho que passa entre os pomares para o Borracheiro, onde o trilho se encontrava cheio de silvas, bem viçosas, que nos impediu a progressão a pedalar.
Tivémos que passar, uns desviando os ramos das silvas para progredir, e outros pela lavrada.
Dalí seguimos para a zona das Baganheiras, onde virámos à esquerda, para a Soalheira, parando no café dos Bombeiros, ávidos por uma "bjeca" e umas "cocas".
Depois da comidinha, o corpinho "desengelhou" um pouco e resolvemos continuar, não sem antes nos divertirmos um pouco com um homem que estava junto às nossas biclas e que nos saíu um "castiço" reinadio.
O Rui e o sobrinho ficaram-se por ali, pois já estavam em casa e nós encetámos o regresso à cidade pelos Lameiros da Ordem, até entroncarmos na EN.18, que seguimos até à Lardosa, isto por ter falhado uma viragem à esquerda, entretido à conversa com o João Valente. Mas ninguém refilou!!
Não chegámos a entrar na Lardosa e apanhámos o trilho para a Folha da Lardosa, Pôr da Vaca e Alcains que atravessámos em direcção a Sta Apolónia e Atacanha, chegando a Castelo Branco pelas 16h, com 91 kms percorridos em bom companheirismo e apesar de algum empeno, valeu pelas belas paisagens e alguns trilhos pela serra.
Foi um óptimo dia de "pedaladas" na companhia de bons amigos.
Vou preparar o 3º. Raid, talvez para o mês de Setembro.