Hoje, fui dar umas pedaladas de Btt com os amigos Silvério e Nuno Dias.
Juntámo-nos na Pastelaria "A Ministra" na Carapalha, onde tomámos a dose matinal de cafeína.

Saímos depois em direcção a Valongo, onde entrámos nos trilhos, própriamente dito.
Passámos pela Caseta dos Maxiais, e deambulámos pelo Monte do Rei, Vale da Dona e Vale das Quedas até entrarmos nas faldas da Serra das Olelas, que subímos pelo trilho mais leviano.
Descemos depois para o Retaxo e andámos ziguezagueando pelo Vale do Gamão, com passagem na Barragem das Sarnadas, até ao VG do Mulato, onde nos divertimos numa sequência de descidas e curtas subidas até ao Monte dos Ratinhos.

Virámos o azimute ao Vale de Pousadas, onde chegámos depois de ladear durante algum tempo a Ribeira dos Tamujais, que cruzámos à entrada da aldeia.
Alí bebemos uma bjeca, no Café Oliveira e comemos um bolinhos,(esquecidos)bastante saborosos, confecionados pela mãe do Silvério. (O Silvério, um abatanado, que não vi a côr . . . talvez fosse VERDE, não sei!!!)
Abandonámos a aldeia pela zona da Vidigueira em direcção a Alfrívida, com passagem pela Vinha do Torão.
Pedalámos umas centenas de metros em asfalto, até ao cruzamento para a Sra dos Remédios e na Macarra, virámos à esquerda para o Monte dos Macarros.
A partir daqui foi sempre a ganhar altitude, com um alívio para a passagem da Ribeira do Barco.
Sempre em pedalada alegre e descontraída, tomámos a direção da Ribeira do Muro, que passámos no seu estreito pontão, que nos deu o acesso para o Cabeço do Pico.
Esta parte final, foi sempre em sentido ascendente e, após a passagem pela Escudeira, chegámos de novo ao Valongo, entrando na cidade pelas 12h00, com 59 kms pedalados por bonitos trilhos e abrangentes paisagens, apesar de alguns serem um pouco exigentes.
Acabámos de novo na Pastelaria da Ministra, para a habitual sossega, com um par de bjecas. Excepção feita ao Silvério, que bebeu uma água das pedras ( com rótulo VERDE!!!)
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Comentários