Avançar para o conteúdo principal

"Passeio Ibérico"

Hoje, era dia de aumentar um pouco a quilometragem.
Delineei um percurso ibérico e com alguma componente de dificuldade.
Acompanharam-me nesta pequena aventura, o Silvério e o Pedro Barroca, dois companheiros sempre em "pulgas", para tudo o que seja alargar um pouco os horizontes.
Logo pelas 07h00 carregámos as "fininhas" na minha ramona e rumámos ao cruzamento das Águas, na N.233, deixando a viatura no parque do Restaurante local.
Saímos pelas Águas e tomámos a direcção das Aranhas, passando pela Aldeia do Bispo, onde tomámos o cafézinho matinal, no Café das Bombas, seguindo-se a Aldeia de João Pires.
Nas Aranhas, virámos à esquerda para Espanha, passando pelo Parque de Campismo do Freixial e pelo Santuário de Nª. Sra do Bom Sucesso, efectuando a segunda paragem à entrada de Valverde del Fresno, na fonte do parque de Merendas, junto à estrada.
Passámos a povoação e mais à frente, virámos para Eljas, pitoresca aldeia já nossa conhecida do 1º. Raid de Btt da trilogia da Sierra de Gata.
Depois da subida, à entrada da aldeia, virámos à direita para a lindíssima Aldeia de San Martin de Trevejo, também já nossa conhecida e onde iniciámos a subida do Puerto de Santa Clara.
Lá no alto, deixámos a Comarca de Cáceres, para entrar na de Salamanca, com o azimute apontado a Navasfrias, conhecida também pelas suas lides tauromárquicas.
Aqui, efetuei uma ligeira alteração ao traçado original, que era de entrar em Portugal pela Aldeia de Lageosa da Raia, mas, como sou curioso e gosto de conhecer, entrámos em Portugal, pela nova ligação asfaltada de Navasfrias à Aldeia do Bispo. (a do Distrito da Guarda)
Continuámos até Fóios, onde parámos num restaurante local, para comer um prego, que mais parecia uma "cavilha" e beber uma bjeca, à excepção do Silvério, que anda numa de bebidas com cores "psicadélicas" e misturas esquisitas.
Já com a barriguinha cheia, continuámos as nossas pedaladas por Vale de Espinho e pela bonita Aldeia de Quadrazais, onde parámos na fonte, para abastecer os bidons de água.
Passada a Colónia Agricola de Martin Rei, depressa chegámos ao Sabugal, com o seu altaneiro Castelo. Logo a seguir e, com a visão imponente da Barragem do Sabugal, ou da Malcata, pois é cconhecida das duas formas, virámos à esquerda para a Aldeia da Malcata.
Não entrámos na aldeia e, ao chegar à ponte, virámos à direita para o Parque Eólico da Serra da Malcata, que atravessámos por uma estradinha, que nos levou à Aldeia de Meimão.
Dalí, pedalámos, ladeando a linda barragem da Meimoa e chegámos à povoação com o mesmo nome, onde efetuámos a derradeira paragem para nos refrescarmos, pois o calor fazia-se sentir.
Até ao local onde a "ramona" estava estacionada, foi um instantinho, passando ainda na variante a Penamacor.
Arrumámos as bikes e fomos beber algo fresco, uma bjeca, claro, e, regressámos à cidade, após este bonito passeio por "tierras de nuestros hermanos" e algumas das nossas pitorescas aldeias, aqui bem perto de nós.
144 kms de boas pedaladas, na companhia destes bons amigos, animaram esta quinta feira, dia feriado do Corpo de Deus.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Comentários

João Afonso disse…
¡Dios mío! hermosa ruta. Pueblos con mucha historia. Tenga cuidado con los tornillos ! Me gusta mas el Barbo Frito !
Un abraZo a los tres.
josnumar disse…
Foi uma viagem cansativa, mas as paisagens são magníficas. Para a próxima, entrem na aldeia de Malcata e aproveitem para beber água na fonte da Torrinha. Boas pedaladas.
Silvério disse…
Mais um passeio cheio de 4P's e claro, extraordinário.
É assim quando nos fazemos à estrada e simplesmente adpotamos esta política.
Quando chegamos ao fim e olhamos para os resultados somos confrontados com a questão; será que este passeio foi aquilo a que alguns chamam aventura ÉPICA?
Na seguinte perspectiva, a conclusão é sim:
Excelência Pedalando Incondiccionalmente Com Amizade.
Venham mais destes, assim até para mim é fácil.
Um grande abraço a todos
Silvério
Anónimo disse…
Realmente mais 1 voltinha à maneira em que tivemos direito a contemplar a magnifica Sierra de Gata e aguçar-mos o apetite para o que ai vem Domingo. Até já estou a tremer a pensar nos calhaus que temos para atropelar e nas canhas que vamos acumular. Reservem-se até lá.
Pedro Barroca
Anónimo disse…
Bela voltinha que vocês fizeram hoje!
"Pueblos con mucha historia" (como citou o João Afonso)e paisagens lindíssimas que tão bem eu conheço,pois sou natural de Aranhas.
Não deve ter sido um volta nada fácil derivado as temperaturas! Naquela zona ela atinge valores muito altos.
Um abraço

Filipe Salvado

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel