Avançar para o conteúdo principal

"Pelo Vale do Rio de Beijames"

Ontem, foi dia de ir editar uns trilhos ali para os lados de Valhelhas, Verdelhos e serranias limitrofes.

Acompanharam-me o Carlos Sales e o Fernando Micaelo, neste meu vício de pedalar por esses cantinhos "catitas", onde quer que se encontrem. Sem stress e em plena comunhão com a natureza!!!
Saímos da cidade pelas 07h em direção a Valhelhas, onde estacionamos a viatura.
Preparámos as bikes e restante material e rumámos aos trilhos, com um frio, quase de "rachar"!!!
Passámos a Ponte Filipina sobre o rio Zêzere e entrámos na Mata do Galrado com uma vista fantástica sobre o Vale do Rio Zêzere, que seguimos até aos Alvercões, onde tentámos cruzar o rio para a outra margem, para seguir o track, inicialmente delineado, mas . . . Chiça, que a água parecia gelo e ainda tinha alguma profundidade.
Passei ao plano B. Entrámos seguidamente no Vale do Rio de Beijames, , na sua margem direita, pois corre para norte, onde por trilhos, sempre junto ao vale, chegámos a Verdelhos, onde passámos a ponte, para logo no final desta, entrarmos num café, onde tomámos práticamente o pequeno almoço e o cafézinho da praxe.
Agora em sentido inverso voltámos a entrar nos trilhos na zona da Conheira e seguimos o bonito estradão, até entrarmos na Mata da Contenda, sempre em subida até à Portela.
Tomámos o rumo aos Medronhais, numa longa subida e, com passagem pelos Carvalhais, descemos de novo a Verdelhos, agora no outro topo da povoação, cruzando a Ponte Velha em direção aos Muros, onde por bonitos e algo técnicos trilhos, seguimos a margem esquerda do Rio de Beijames, até ao Caramouço Cimeiro, um cantinho de grande beleza, onde cruzámos o rio sobre grandes rochas para a margem esquerda.
Aqui, continuámos pela encosta do vale até ao Cerro Largo, subindo depois à Serra do Covão, seguindo pelo Cabeço do Ribeiro do Boi, onde deparámos com longas subidas, bastante técnicas, até práticamente ao Alto de S. Gião, descendo depois para a Aldeia de Sarzedo, onde em vão, procuramos um "tasco" para beber e comer algo, mas o único estabelecimento da aldeia, estava fechado.
Seguimos agora em direção à Fonte Seca e Abesulha e subimos à Serra da Rachada, onde junto à Casa Florestal, demos início à rápida e adrenalínica descida até à Ponte Filipina, que voltámos a cruzar, agora em sentido inverso e a finalizar esta bela aventura.
Chegámos à viatura, arrumámos as bikes e restante material e, rápidamente apontámos o azimute à Casa de Pasto (Café Ideal), no Vale da Amoreira, para devorarmos umas largas dezenas de peixinhos fritos, distribuidos por duas travessas e acompanhados por umas quantas "jolas"!!!
Depressa esquecemos as dores de costas e de "pernil" . . . os longos "arfanços" e as "tremideiras", quer a subir quer a descer, durante 0s 60 kms desta bonita aventura.
Ficaram as bonitas imagens, retidas nas nossas retinas. . . aquelas horas de convívio e companheirismo e o sabor daqueles apetitosos peixinhos, regados por frescas "jolas", bebidas em largos "goles"!!!
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip

Comentários

Silvério disse…
Bafejados pela sorte, é o que é!
Mas também como se diz; quem merece merece!
Parabéns por terem escolhido e desfrutado de tão belas paisagens e respectivos trilhos nesta altura especial do ano e obrigado por partilharem com os que "não merecem"!
BOAS FESTAS para TODOS!
Um abraço
Silvério
Fidalgo disse…
E depois sou eu o que tenho a fama das comezanas!!!! Vejam só a desculpa que arranjaram, para ir comer uns peixinhos fritos à casa de Pasto Ideal...Foram andar de bike!!!Ahahahah. Excelente volta, também gostaria de ter ido, mas a minha pedalada anda fraca para vos acompanhar. Um abraço. Fidalgo.
FMicaelo disse…
Excelente voltinha... e ainda por cima com sabores gourmet! Cevada, pão e peixe frito... mais gourmet que isto não há! Ehehehe! Fidalgo isto de "fraco" andamos todos... pega-se na bike e vamos! A fraqueza só se notou na hora de repetir a cevada... ihihihi

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta