Avançar para o conteúdo principal

"Pelas passagens da Rabaça"

Pensamento:
" A vida ou é uma aventura ousada ou não é nada"
(Hellen Keller)

altimetria

percurso no google

Apesar do alerta amarelo relativamente às temperaturas previstas para hoje, a manhã manteve-se um pouco mais fresca que nos dias anteriores.


Pelas 08h juntámo-nos na Pires Marques: AC, Filipe e Dino para mais uma voltinha de btt, ou não fôssemos nós verdadeiros amantes da modalidade e para quem as variantes temporais apenas espicaçam a aventura, apesar de existir sempre bom senso, ou quase sempre, quando o calor aperta ou o dia indicía intempérie.



Lá fomos nós dar a voltinha das terças feiras, conscientes das temperaturas actuais, com quilometragem e horário reduzidos além do grau de dificuldade, pois o nosso objectivo é apenas a manutenção, viver a aventura e conviver com amigos, não qualquer outro motivo fútil. Apesar de teimosos, ainda não perdemos o bom senso.


Saímos pelo celebérrimo portal do frigorífico em direcção a Sta Apolónia. Ali virámos à direita entrando em belos e diversos trilhos entre muros, silvados e pasto alto até às passadouras da Rabaça, onde agora se passa com facilidade, em virtude do Rio Ocreza não correr nesta altura do ano. Depois de tiradas umas fotos para a posteridade, dirigímo-nos a Caféde, onde entrámos num café local para tomar o cafézinho da praxe.


Fomos recebidos pela simpática dona do café, que nos presenteou com uns apetitosos bolinhos de mel, que nos fez esquecer as industrializadas barrinhas energéticas.



Já aconchegadinhos e como ainda não eram 10h, pedalámos mais um pouco até às imediações da Quinta de Valverde para depois tomarmos o caminho de regresso, pois o calor já apertava.Entrámos na EN.551 até apanharmos o cruzamento para as Hortas do Ribeiro, passámos o Parque de Campismo e chegámos a Castelo Branco pelas 10h35 com 34 kms percorridos calmamente e mesmo só para matar o vício e despachar algumas toxinas.




Domingo, dia 5 hà pedalada. Comparece pelas 08h no P. Infantil da P. Marques.
Até lá
AC

Comentários

disse…
Belíssimas fotos. É impressionante a quantidade de sítios que conhecemos na companhia da nossa fiél bike e de uns quantos companheiros de pedal. Esse rio dá vontade de ir molhar os pés.
Boas voltas.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta