Avançar para o conteúdo principal

"Diabruras da Cambada"

Ainda no ano passado, fizéramos uma incursão à pacata aldeia de Àguas de Verão, que culminou com uma valente petiscada.
Nessa altura, ficou logo deliberado e prometido, que quando o "bacorinho falecesse", lá iríamos de novo, desta vez para a "fritada".
Pois bem, a mesma "cambada" do ano passado, ou seja, eu, o Silvério, o João Afonso, o Luís Lourenço, o Pedro Barroca, o Nuno Eusébio e o João Caetano, a que se juntou desta vez, o Pedro Martinho.
Lá saímos da cidade pouco depois das 08h e, ao nosso estilo habitual, lá fomos pedalando km atrás de km, sempre na reinação.
Represa, Carapetosa, Ferrarias, Vale da Saraça e Fonte Longa, fizeram parte da primeira secção, de excelentes pedaladas, onde alguns bonitos singles abrilhantaram o percurso.

Estava na hora na hora do abastecimento "bjequiano". Já saciados, voltámos aos trilhos, com algumas passagens singulares e mais uns quantos singles, para manter a malta perfilada, lá nos fomos aproximando do nosso objectivo principal.
Quando chegámos às Águas de Verão, a mesa já estava posta e o petisco pronto para a degustação.
Seguiram-se cerca de duas horas de pleno convívio e reinação, onde o belo tintinho foi soltando as línguas menos faladoras, até à algazarra total.
O Silvério, como sempre, acabou por ser a atração do dia, com o seu jeito peculiar. A partir do segundo tintinho, é caso para dizer "solta o javaliiiiiii!!! Bem, não sei se com intenção de secar a adega à Dª. Helena, ou não, até já comprava garrafões de vinho.
Da próxima vez, vai ter que levar os "alforges" na bike, para tão castiço transporte!!!
Depois, o amigo Luís Lourenço, talvez com receio que a malta se espalhasse nalguma descida mais "manhosa", toca a conduzir a malta "paredes" acima, pondo a rapaziada a "penantes".
Com "sacrifício", lá chegámos à adega do "Ti Eduardo", para nos refrescarmos com a "bela pinga", que ele tão bem sabe fazer.
O Silvério, meteu a mão no "jarricão" errado e "enamorou-se" da bela da branquinha. Aquela aguardente que até faz com que as bikes tenham "marcha atrás". eh eh eh!!!
À saída da adega, houve uns meninos que receberam a malta à "caldeirada", não sei se para arrefecer o motor, se com outra intenção.
Na galhofa, continuámos, já em direcção à cidade, mas não conseguimos evitar a passagem pela Taberna Seca. Queríamos confirmar se de facto era verdade. Nada mais errado. A Taberna não é Seca e nós, temos provas disso!!!
Chegámos à cidade ao meio da tarde, bem animados e divertidos e acabámos na padaria do Montalvão, na Granja.
Um a um, fomos recolhendo a casa, após 80 kms de puro divertimento e animação quanto baste, com peripécias para todos os gostos.
De vez em quando, sabe bem um pouco de evasão deste tipo, de forma a afugentar um pouco as rotinas a que eu sou um pouco alérgico.
<>
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . .ou fora deles.
AC
"Filme da Cambada"

Untitled from actrilhos on Vimeo.

Comentários

Ferrão disse…
Mais uma volta com a animação em alta. Parece que houve de tudo. A foto do Silvério com o copo na mão naquele trejeito de escanção está um must.
João Afonso disse…
Hehehe... o Silvério é um verdadeiro "Escanção" mas respondendo ao Amigo Ferrão estas singularidades só se entendem in loco como de resto ele sabe. Há também houve alguma pornografia !!!
1 abraÇo.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

"Sobrainho da Ribeira"

"Hoje foi dia de ir passear a minha "ézinha", em andamento relaxado, pois no próximo fim de semana, tenho a minha peregrinação anual a Fátima. Dois dias de puro btt, logo com o primeiro a chegar ao final, em Constância, após 125 kms em plena comunhão com a natureza, com a bica da cerveja preta e das belas sandes de presunto, ali para os lados da Aldeia do Mato. O segundo será mais "maneirinho" e também muito mais curto, orientado ao puro divertimento, pelos fantásticos singles de Almourol e Serra D'Aire. Saí de casa já um pouco tarde, com os ponteiros do relógio quase a posicionarem-se nas 08h30. Rumei ao Cabeço do Infante, com passagem pela Taberna Seca e Vilares e, ali efetuei a primeira paragem para o cafezinho matinal. Sempre de forma descontraída, continuei as minhas pedaladas passando Sarzedas e descendo ao cruzamento para o Salgueiral e Sobrainho da Ribeira. Escolhi o Sobrainho da Ribeira. Nesta bonita estradinha panorâmica, ...

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta...