Avançar para o conteúdo principal

"Cruzeiro e Posto de Vigia da Serra das Talhadas"

Hoje é quarta feira, dia habitual de pedaladas com a "gordinha".


Fez-me hoje companhia o amigo Carlos Sales, em mais uma incursão exploratória aos trilhos para o meu XIII Raid. Desta vez, coube à bonita Serra das Talhadas, receber a nossa presença.

Pelas 08h, já com a minha bike na "ramona", fui buscar o Carlos. Rumámos à Catraia Cimeira e parámos a "dita" junto ao café da rotunda.


bebemos o cafézinho, preparámos as bikes e respectivo material e pés no pedal . . . aí vamos nós.

Tomámos a direcção do Chão do Galego e de cada vez que olhávamos para cima, até dava arrepios, só de pensar que a nossa maluqueira de hoje era ir dar uma vista de olhos às explendorosas paisagens, vistas daquele miradouro, bem lá no alto.

Mas nada de grave. Por acaso, até nem foi assim tão difícil. Chegados ao cruzeiro e posto de vigia, local onde já tinha chegado uma outra vez de bike, parámos demoradamente e apreciámos as bonitas paisagens, num ângulo de 360 graus, que dali se podem avistar.

Depois foi mesmo a parte exploratória de uns trilhos que sei por ali existirem, mas que parte deles, tive que os "descartar", por estarem completamente entupidos com expesso matagal e árvores caídas ainda do último incêndio.

Mas o objectivo que me levou àquele bonito local, foi cumprido. A passagem que pretendia, foi conseguida e virámos o azimute ao Carregal, para nova fase exploratória.

Alguns momentos, do vais abaixo . . . vens acima, mas o trilho apareceu. E que trilho!!!


Contente com aquela passagem, voltei ao local de partida, agora por asfalto, acompanhado na companhia do amigo Carlos.

Arrumámos as bikes, bebemos uma bjeca fresquinha e regressámos a casa. Mas ao chegar á Ponte Medieval, aproveitei ainda para ver uma outra ligação, desta vez ao Vale das Ovelhas e, como era estradão. fizémo-lo com a "ramona".

Acabei por a "arquivar" para plano B e, mais tarde, procurarei outras ligações, mais ao meu gosto.

Desta vez, foram 29 kms pedalados em bonitos e adrenalínicos trilhos, onde a paisagem envolvente, faz esquecer algumas dificuldades.


Aos "poucochinhos", como se ousa dizer cá pelas beiras, o projeto vai tomando forma e eu, cá me vou entretendo, dando umas pedaladas por aí algures, sem stress e sem grande algazarra.

Fiquem bem.

Vêmo-nos nos trilhos

. . . ou fora deles.

AC

Comentários

JValente disse…
Há por aí um caixotinho do geocaching junto a esse cruzeiro!...

Breve, breve também tenho intenções de o ir lá descobrir!!!

Boa voltinha!
Ferrão disse…
Olá António,
Se puder aí estarei, o ano passado fiz uma incursão por essa serra e fiquei fã.
Quanto a dia 1, fazer o quê? temos que lá ir como é óbvio.
abraço
ogait disse…
Olá!
Pois é Pedro... o dia tarda em chegar! Até tenho medo de lá ir uma última vez... Acho que devia haver um 'Sierra de Gata - Special Edition'. António sempre que posso venho cá 'deitar o olho' a estas belas paisagens.

Abraço
João Afonso disse…
Eu já estive duas vezes de Bike junto desse cruzeiro e uma delas foi "con usted" ! temos que treinar espanhol porque o dia 1 está aí !
1 abraÇo.
Anónimo disse…
Eu, e quem me conhece bem, sabemos que não sou nada de ciumes e muito menos de invejas, mas hoje, ao ver tais e espectaculares paisagens, tenho de reconhecer que ambos os sentimentos me tentaram.
Não passou disso, de tentação, porque eu, enquanto eles "sofriam" eu estava a desfrutar duma bela praia, com sol maravilhoso, com água límpida e com "paisagens" também espectaculares, cheias de curvas, subidas, descidas, ..., é melhor ficar por aqui.
Partilho inteiramente o sentimento do Tiago, começo a ficar ansioso para ir à "gatas" no dia do trabalhador.
Um abraço para todos
Silvério
João Caetano disse…
Meus amigos este fim-de-semana estarei na minha aldeia Chão do Galego no berço da serra das talhadas quem quiser vir dar uma voltinha domingo diga algo tlmº918216970

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel