Avançar para o conteúdo principal

"III Passeio Btt de Olêdo"

Para terminar o mês de Julho, fui hoje participar no "III Passeio de Btt de Olêdo", aqui mesmo à porta de casa.
De facto, já não ligo muito aos eventos maratonistas, onde a adrenalina é adquirida por uns quantos euros e a escolha do evento, recai sobre o desenho do jersey, o "marketing" da atualidade na angariação de participantes.
Já não tenho pachorra para andar nos trilhos a estorvar os "cracks" do pedal, na sua abnegada luta por um lugar meritório na tabela classificativa, que porventura lhes dará algum destaque nas conversas na tasca lá da aldeia.
Prefiro desencantar por ai uns trilhos, partilhá-los com alguns amigos e divertir-me "à borliú" sem "papelinhos numerados" pendurados nas "bichas" dos cabos de travão da bike.
Quero com isto dizer, que ainda por aí se fazem uns bons passeios, onde gosto de participar. Olêdo é um deles!!!
Pelo trabalho na escolha de trilhos, com a preocupação de variar de ano para ano, a pensar nos participantes e não nos eventuais patrocínios. Pela simpatia como somos recebidos e pelo ambiente festivo do passeio.
Pela forma como são inseridos nas festas da aldeia, criando logo à partida um ambiente de festa e onde há sempre um antes e um depois do evento.
A malta vai-se juntando, quase sempre à mesa, claro está, e entre conversas banais vai degustando aquelas preciosas iguarias, que tanto nos prejudicam a busca de um perfil menos ovalizado.
Há gente que gosta e sabe bem receber. E essa gente, foram neste caso, a rapaziada da comissão de festas de Olêdo,onde este passeio estava inserido.
Logo para começar, um pequeno almoço a fazer inveja a muitos almoços apresentados noutros eventos.
Um único abastecimento sólido, em 37 kms, que até dava para esticar a manta e fazer um piquenique. Não consigo entender como há rapaziada a passar na "broa" numa zona destas, com tanta comidinha boa e não fazer uma curta paragem, que fosse!!!
No final, aqueles banhinhos nas tendas à "mohamed" foram um espetáculo. Um bom exemplo da peocupação da organização em prol dos participantes. Senão, era pegar nos "carrinhos" e ir tomar banhinho a Idanha-a-Nova!!!
Sensívelmente a meio do percurso, encostei ao Rui Pires e ao Barata e seguimos sempre juntos até final.
No final, encostámos as bikes junto a uma "tiradeira" de loiras imperiais e, palavra puxa palavra, um molhinho de palavras, puxava uma rodada, e por ali nos entretivemos até que nos avisaram que o almoço estava pronto a ser servido.
Mas havia um pequeno problema. É que até nos esquecemos de ir tomar banho!!! Lá fomos nós ao banho, antes que se acabasse a água fria!!!
Depois de um banho divertido, fomos ao almoço.
Simpatia, bom almoço, uma boa "regadela" com mais umas imperiais fresquinhas, mantiveram-nos sentados à mesa durante bastante tempo.
Fomos ao cafézinho da praxe, mais umas imperiais, que mais tarde passaram a minis, um par de melões oferecidos por um "gitano", que por ali passou a vender melões na festa, mas que não nos conseguiu convencer. Depois mais umas minis, um bom "grupeto" à conversa, onde o tema chegou a ser o horário da "carreira" cá para a urbe. Ainda mais umas minis e . . . bem, a partir daqui, acho que tive um apagão, já não me lembro de mais nada.
Lembro-me sim, da minha Maria me ir chamar ao sofá da sala para ir jantar.
"C'um catano", com esta conversa toda, até me esqueci de perguntar em que lugar fiquei na classificação deste excelente passeio.
Desculpem lá esta conversa da treta, mas o facto é que ainda estou divertido com o excelente dia de btt e convívio com que fui brindado em Olêdo.
Um abraço ao Zé Costa, Tiago, Manel, Beta e companhia, pela excelente organização, pelos bonitos trilhos e pelas maravilhosas horas de divertimento e convívio que desfrutei, aí em Olêdo.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel