Sobreira Formosa"

Hoje, fui pedalar até á Sobreira Formosa.
De manhã, fui espreitar á janela, ainda com receio que estivesse a ventania que ontem soprou ao fim da tarde e durante a noite.

Parecia tudo calmo. Preparei-me, vesti a "fatiota" do pedal e após tomar calmamente o pequeno almoço, fui buscar a "fininha", a Canyon Ultimate, que ainda se encontrava a descansar, após os 186 kms do Ibérico de domingo.
Saí da cidade pela Carapalha e pela variante, fui apanhar o IP2, para uns kms mais à frente, virar à esquerda para os Cebolais de Cima.
À entrada do Retaxo, virei novamente à esquerda para Cebolais de Baixo, onde entrei na estrada para as Sarnadas.
Agora na antiga N.18, pedalei até Vila Velha de Rodão, com passagem pelo Coxerro.
Parei na Padaria na Zona Industrial, para tomar a matinal dose de cafeína e segui em direcção a Vilas Ruivas, já com a ideia de castigar um pouco o "cabedal" com a subida ao Rei Wamba.
Passei o cruzamento de Vilas Ruivas e continuei por aquela estradinha panorâmica até ao Perdigão, continuando até à ponte sobre o Rio Ocreza, onde parei um pouco para apreciar a beleza do local.
Nova subida, agora até à Pedra do Altar, com passagem pelo Vale da Mua, onde me veio à memória a "tertúlia" do peixe frito, acompanhado de bons amigos, num dos meus raides.
O percurso aliviou um pouco até às Moitas, com passagem ainda em Pedra do Altar e Vale Clérigo.
Virei seguidamente à direita em direção à Sobreira Formosa. Uma boa descida é quase sempre sinal de uma boa subida e foi isso que aconteceu. Uma boa subida até ao cruzamento da bonita Aldeia de Xisto da Figueira, que tinha inicialmente pensado em visitar, mas optei por deixar para outro dia.
Na Sobreira Formosa, virei à direita, já a pensar encher os bidons de água na boa água da fonte da Froia e foi o que aconteceu.
Sob uma bela sombra, enchi os bidons e comi algo mais sólido, para depois continuar o meu passeio de hoje, passando ainda por Catraia Cimeira e Vale D'Água, antes de chegar a Sarzedas, onde parei novamente, no fontanário à saída, para encher de novo os bidons de água.

Novamente a pedalar, continuei por Cabeço do Infante Vilares e Taberna Seca, chegando à cidade pelas 12h30, com 108 kms pedalados em solitário, num percurso bastante ondulante e pejado de bonitas paisagens.
. . . ou fora deles.

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas"
Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando.
Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura.
O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas.
Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela "posta", que es…

"Volta vadia a ver o mar"

"A felicidade é um fim de tarde olhando o mar" (Marina Nader)
 . . .e foi esse o objetivo deste meu passeio de bicicleta, que gosto de chamar de "volta vadia". Ir ver o mar na Figueira da Foz.
Delineei o percurso, circular como sempre, juntei um grupo de amigos, também eles fãs deste tipo de passeios velocipédicos e fizémo-nos à estrada.
Saímos de Castelo Branco pelas 06h00 e fomos tomar o primeiro cafezinho da manhã à Pastelaria "Estrela Doce", na Sertã, onde o meu irmão Luís nos esperava.
Depois da dose cafeínica e do pastelinho de nata, seguimos para Condeixa a Nova, o local de partida e chegada desta nossa pequena aventura, estacionando as viaturas no parque auto do Lidl.
Cerca das 08h30, já pedalávamos em direção a Ega, a primeira povoação que passaríamos rumo à Figueira da Foz.
O dia estava ótimo para pedalar e o pouco vento que se fazia sentir era nosso aliado.
Sempre em ritmo animado e em alegre cavaqueira, como é habito, quando algumas "per…

"O Trilho da Mina de Ouro do Conhal"

"Só existe um êxito: a capacidade de levar a vida que se quer." (Cristopher Morley) Logo pela manhã, carinha lavada, pequeno almoço tomado ,cafezinho da praxe e na companhia da minha "Maria", fomos até Santana, na aldeia piscatória do Arneiro para uma manhã lúdica e reconfortante pelo Trilho da Mina de Ouro do Conhal. Ajeitei o trilho, cortando a passagem pela cumeada até ao Miradouro da Serrinha e descida acentuada à Foz da Ribeira do Vale.
Saí da aldeia pelo caminho que lá mais à frente ladeia a Ribeira do Vale até á sua foz.
Neste local, onde a ribeira se encontra com o Rio Tejo, formou-se uma ilha a que dão o nome de Cabecinho. Depois de seguir o caminho até à margem do rio, voltamos atrás e fomos até à ilha, passando por duas pontes suspensas, a primeira sobre a Ribeira do Vale e a segunda mais à frente, para ligar à Ilha do Cabecinho. Esta ilha é pequenina . . .uma ilhota, por assim dizer. Nela encontramos uma casa em ruinas, alguns pinheiros e uma mesa e ba…