sábado, 30 de julho de 2011

"Bemposta"

Pelas 08h, fui, já na companhia do Pedro Barroca, ter com a rapaziada do "Continente".

Quando chegámos, já ali se encontravam o Paulo Jalles, o Fernando e o Paulinho, chegando pouco depois o Marco.
pelas 08h10, saímos então para a nossa voltinha de fim de semana em direcção a Bemposta, a mais pequena freguesia do concelho de Penamacor.
Com passagem por Escalos de Baixo, rumámos ao Ladoeiro, onde parámos para a matinal dose de cafeína e dois dedos de conversa.
O próximo desafio era Idanha-a-Nova, com a sua conhecida subida da Sra da Graça.
Após a passagem pela Vila, continuámos, agora em direcção a Proença-a-Velha, com a já habitual "resmunguice" de alguns companheiros que não gostam nada do terrível empedrado que há que ultrapassar, para cruzar toda a povoação.
Num constante sobe e desce, chegámos a Medelim, uma das cinco colónias romanas em que foi dividida a antiga Lusitânea e conhecida por muitos, como a aldeia dos balcões.
Por uma pequena e panorâmica estrada, com um piso um pouco irregular, fomos até Bemposta, onde efetuámos uma pequena paragem para abastecer de água na fonte local.
Continuámos seguidamente até às proximidades de Pedrogão de S. Pedro, onde virámos à esquerda para S. Miguel D'Acha, com nova paragem no café da D. Maria, para saborear uma bebida fresca, que o calor hoje apertava bastante.
A bom rolar, chegámos a S. Gens, virando o azimute aos Escalos de Cima, seguindo-se Escalos de Baixo, para 13 kms depois chegarmos á cidade, pelas 12h40, com 109 kms pedalados já sob um sol abrasador, compensado pela excelente camaradagem, proporcionando uma excelente manhã de pedaladas.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Sem comentários: