sábado, 18 de agosto de 2012

"Bemposta"

Eram 6h quando abri a "pestana"!
Espreguiçei mais um pouco e levantei-me para mais uma voltinha com a minha asfaltina, na companhia do Leandro, do Nuno Eusébio, do Nuno Antunes e do Paulo Jalles.
Tinhamos combinado encontro na Rotunda da Racha pelas 07h. Este pessoal não falha e à hora indicada, já estávamos todos prontos para dar início á nossa manhã de pedaladas, que hoje, seria até á bonita e castiça Aldeia de Bemposta, a freguesia de Penamacor de mais nítido sentido romano. Foi vila e sede de concelho entre 1510 e 1836.
Mas já chega de história!
Saímos em direção aos Escalos de Baixo e virámos para Escalos de Cima, continuando até S. Miguel d'Acha, onde efetuámos a primeira paragem na padaria junto ao cruzamento para a Orca.
Ali tomámos o cafézinho matinal enquanto punhamos a conversa em dia.
Tomámos depois o rumo a Pedrogão, não entrando na povoação e virando à  direita para Bemposta e Medelim.
Não parámos em Medelim, como fazemos na maioria das vezes que por ali passamos e seguimos para Proença-a-Velha, onde mais uma vez lutámos no controle da bike e pela sujeição dos bidons, nas suas terríveis ruas empedradas.
Foi um alívio quando chegámos ao entroncamento para S. Miguel.
Seguimos para Idanha-a-Nova e descemos à Sra da Graça, onde fizémos a segunda paragem para tomarmos uma bebida fresca, pois a temperatura já se fazia sentir.
Seguiu-se o Ladoeiro, onde rolámos pelas suas longas retas, até descermos à ponte sobre o Rio Ponsul e enfrentarmos a última subida do dia aos Escalos de Baixo.
Chegámos à cidade cerca das 12h30, com 103 kms pedalados em amena cavaqueira.
Uma última paragem para a sossega na esplanada da Rotunda da Racha, foi o términus desta nossa pedalada desta bonita manhã de verão.




Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC


Sem comentários: