sábado, 4 de agosto de 2012

"Foz do Cobrão, Vila Velha de Rodão e Lentiscais"

A previsão para hoje era de que a temperatura voltaria a subir, pelo que, mais uma vez resolvi sair pelas 07h, na companhia do Antonio Leandro, Nuno Eusébio, Paulo Jalles, Silvério Correia e António Dias
Juntámo-nos na Rotunda da Racha, aos Buenos Aires e fomos dar umas pedaladas até á Foz do Cobrão, por uma das encostas do bonito Vale de Almourão.
Saímos da cidade pela Zona Industrial e rumámos a Alvaiade com passagem por Sarnadas de Rodão.
Virámos à direita e cruzando a Sarnadinha e Chão das Servas, ladeámos o Rio Ocreza, lá  pelas alturas, com uma bonita panorâmica sobre o Vale de Almourão, descendo à Foz do Cobrão, a Aldeia Presépio, como também é conhecida, sendo um dos Geossítios do Geopark Naturtejo.
Parámos no café da rua principal, mas este ainda estava fechado e não pretendia abrir, segundo informação da proprietária, pelo que tivemos que adiar a toma de cafeína para mais tarde.
saímos da aldeia por uma das suas ruas peculiares  e entrámos na bonita estrada panorâmica, recentemente intervencionada, em direção à Ladeira e entroncamento do ainda IC.8, pois o novo traçado ainda não está pronto.
Seguimos até ao Perdigão, para nos desviarmos para a pouco utilizada estradinha que segue para a Aldeia Ruiva e Vila Velha de Rodão.
Em Vila Velha e como quase sempre, efetuámos paragem na Padaria/Pastelaria Rodense para a já ansiada dose matinal de cafeína, que tomámos calmamente na esplanada enquanto punhamos a conversa em dia.
Voltámos ao pedal, agora em direção aos Lentiscais, passando por Coxerro, Perais e Alfrívida.
Nova paragem no  Bar do Centro de Dia de Lentiscais para nos refrescarmos com uma bebida fresca, pois a subida à aldeia fez aumentar a temperatura corporal.
Já a cerca de vinte kms do final, descemos ao Rio Ponsul e subimos à cidade, onde chegámos cerca das 12h, com 98 kms pedalados na companhia de amigos e em alegre cavaqueira.
Uma última paragem na Pastelaria A Ministra para a sossega da praxe e o nosso passeio de hoje estava terminado, com o merecido banhinho e posterior almoço a esperarem por nós.


Fiquem bem.
Vêmos-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC


Sem comentários: