terça-feira, 27 de janeiro de 2015

"Foz da Ribeira do Muro"

Hoje foi dia de pedalada campestre na companhia dos amigos Carlos Sales, Julio Rito (Juca) e Sandro Gama.
O Sandro veio ter comigo às 08h00 e pelo caminho recolhemos o Carlos, na Rotunda da Carapalha e o Juca, na Rotunda da Decatlhon.
A caminho das Bequerenças, o Carlos partiu a corrente. Problema resolvido com um elo de ligação e continuámos o nosso passeio matinal.
Chegamos à entrada das Benquerenças e seguimos para o velho e abandonado lugarejo da Azinheira, onde andamos um pouco entretidos nalguns dos seus trilhos catitas, até que chegamos ao Ramalhete, no apeadeiro do Retaxo.
Ali tomamos a matinal dose de cafeína e toca a pedalar, rumando aos Amarelos rodeando o Vale do Pinto.
Desta vez conseguimos cruzar a aldeia sem mordermos nenhum panike na padaria local, apesar do lembrete de alguém e fomos em direção aos Poços Fundos antes de chegarmos à entrada do Retaxo, subindo às Olelas.
Continuámos em direção ao Vale das Quedas, cruzamos a Ribeira do Vale da Dona e chegamos ao arrabalde dos Maxiais, onde entramos numa bonita vereda até ao estradão que nos conduziu à Várzea do Sapinho.
Descemos ao velho olival e fomos dar uma espreitadela na foz da Ribeira do Muro com o Ribeiro do Barco.
Ali parámos um pouco para mastigar uma barrita e continuamos contornando a curva de nível para enfrentarmos depois a dura subida ao Cabeço do Pico e o sobe e desce da Escudeira, até chegarmos ao Valongo e avistarmos o seu casario.
Estava praticamente concluido mais este passeio matinal cá pelo nosso quintal.
Para selar esta bela manhã de btt, nada melhor que uma abaladiça no bar onde já funcionou a Associação do Valongo, com uns branquinhos e dois dedos de conversa, até chegar a hora do almoço.
49 kms de puro btt, uma catrefada de trilhos catitas cá do nosso quintal, amizade companheirismo e divertimento, aliados a uma bonita manhã solarenga, deixaram-nos um pouco menos stressados e mais rejuvenescidos.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: