sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

"Vale de Prande"

Tinha ficado previamente combinado umas pedaladas campestres para hoje, com o Carlos Sales e o Juca.
O pessoal não se amedrontou com a previsão meteorológica, que previa chuva para todo o país e pelas 08h00, lá estávamos na Pastelaria "A Ministra" na Carapalha.
Tomado o cafezinho matinal lançámo-nos aos trilhos em direção a Alcains, via Santa Apolónia.
Contornamos as escolas e depois da passagem pelos muros da Tapada da Estalagem, cruzamos a N.18 para a fábrica das Rações, seguindo para as Rabaças.
Ali cruzamos o Rio Ocreza, agora pela ponte de madeira, em vez das passadouras, que por enquanto passaram à reserva.
Com o rumo à Póvoa de Rio de Moinhos, passamos pelo Lameiro de Caria e Quinta da Pacheca, para mais à frente, logo após a passagem da Fonte da Nora, virarmos à esquerda para a Mingrocha, cruzando a Ribeirinha.

Contornamos o Tagarral e pela Tapada da Queijeira chegamos a Tinalhas, onde paramos no Café junto à igreja matriz para um momento descontraído, bebendo uns branquinhos traçados e dando dois dedos de conversa, bem longos por sinal.
Abandonamos a aldeia e descemos ao Vale de Prande, um bonito vale plantado de velho olival, que circundamos, para subir de novo em direção a Tinalhas pela subida dos Pucarinhos.
Não chegamos à aldeia e, junto ao Santuário da Rainha Santa Isabel, fletimos à direita, cruzando o sobreiral em direção à Quinta do Freixial.

Passamos junto ao VG do Nabo Redondo e andamos entretidos, ziguezagueando pela zona do Vale do Nuno e Barroca do Fundo, até que chegamos à Quinta de Valverde, onde entramos em asfalto até à Tapada das Figueiras.
Já no final da Tapada, o Juca seguiu em frente para a Quinta da Rafeira a melhor direção em direção a casa.
Eu e o Carlos seguimos para o Parque de Campismo, onde cruzamos a N.18 para ladearmos a Quinta dos Carvalhos rumo à cidade, onde chegamos após 58 kms de pura diversão, fugindo à chuva, que apesar de sempre eminente, nos deixou chegar a casa enxutos.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: