Avançar para o conteúdo principal

"Nos trilhos do Xisto > Geo Rota do Orvalho"

Hoje, na companhia dos amigos Silvério, Pedro Barroca e Nuno Eusébio, fomos dar umas pedaladas, numa rota em que andava a "trabalhar" há algum tempo a esta parte e recentemente concluída.
É um percurso muito bonito, um pouco exigente, é um facto, mas para mim e quem comigo partilha estes momentos de lazer, isso é apenas um pormenor, que de uma forma ou de outra, será ultrapassado, de forma simples e descontraída.
Sei que outros amigos gostariam de partilhar este maravilhoso dia, mas, não há hipotese de escolher um dia que seja comum a todos.
Por isso, opto por escolher um dia em que eu posso e, quem me puder acompanhar, é sempre bem vindo e a sua companhia apreciada.
Tenho bastantes amigos . . . os "vitalicios" e os "sazonais" e não há forma de os contentar a todos.
Por isso, faço o que gosto, "que é mesmo de pedalar", por aí, sem qualquer outro interesse, que não seja o de me divertir e conviver com a natureza e amigos, "rebuscando" um ou outro cantinho que esteja por aí e onde gostaria de ir . . . e vou!!! Por enquanto!!!
E foi o que acontceu hoje.
saímos da cidade cerca das 08h00 com a minha "ramona" carregada connosco e com as bikes, em direcção à Foz do Giraldo.
Tomámos o cafézinho matinal no café da aldeia e partimos à conquista dos trilhos.
Logo para começar, tivemos que superar a exigente subida à Sarreira, onde a avózinha rangeu durante cerca de dois kms, contornando depois o profundo Vale da Barreira até às Casas da Zebreira.
Fomos depois até a Parque de Merendas do Ribeiro das Casas, para subirmos seguidamente ao VG da Marmoura.
A descida para Vale da Balouqueira foi adrenalínica, o mesmo já não posso dizer da subida ao VG do Mosqueiro.

Nova descida, agora para o Vale da Arrenegada, já nas proximidades do Orvalho, onde parámos para refrescar um pouco as gargantas.
Duas centenas de metros depois, vencemos uma brutal descida à Ribeira das Bogas, de pôr os cabelinhos em pé.
Por uma bonita sequência de trilhos, cruzámos o Urgeiro, onde entrámos em asfalto até quase aos Chães, para passarmos o Rio Zêzere, para a outra margem.
E foi o rio que acompanhámos durante alguns kms, até à Ponte de Cambas, passando por Janeiro de Baixo, pela bonita Garganta do Zêzere, onde parámos para um par de fotos e Admoço, onde também parámos, para novo arrefecimento corporal, com umas bebidas fresquinhas, seguindo-se a passagem pelo Azinhal e Cabeço da Cruz.
Na Ponte de Cambas, nova paragem, no restaurante local, que o radiador já ía de novo a aquecer e comer algo mais sólido.
A subida ao Cabeço dos Madeiros, fez-nos suar a estopinhas e, mais uma vez, a "avózinha" entrou em trabalho forçado.
Mas valeu a pena. A pisagem lá do alto compensou o esforço.
Descemos à estrada, para alguns metros depois, subirmos ao Penedo das Sardas, onde o Orvalho ficou de novo no nosso campo visual.
Descemos à povoação, onde já tinhamos passado antes, mas, desta vez, entrámos do outro lado da povoação, com paragem numa tasquinha para novo abastecimento, líquido e sólido.
Subimos à Portela, para descermos depois para o vale das Fragosas, ao encontro da bonita Ribeira da Água D'Alta, onde entrámos no PR, que nos levou ribeira acima, com passagens lindíssimas, em veredas, passadouros e pontes em madeira, sempre a acompanhar a ribeira, com as suas inúmeras cascatas, umas maiores e outras mais pequenas, até chegarmos à principal e que dá nome ao percurso. A Cascata da Ribeira da Fraga da Água D'Alta.
A malta não resitiu e foi ao banho. Eu fui o único resistente. Tenho ainda presente, uma má recordação desse tipo de "impulso" e contive-me.
A malta divertiu-se e foi um dos momentos altos do percurso. Como é facil conviver, quando as coisas acontecem com simplicidade!!!
Na fonte junto à cascata, mas já no asfalto, saciámos a sede e enchemos os camelbags, para afrontarmos nova subida à Serra do Casal. Essa, foi terrível!!!

Pelo Sobral do Canhoto, descemos à Barroca das Bouchas Velhas, por uma técnica e bastante inclinada descida, que nos levou até à Povoa da Ribeira.
Nova e longa subida, agora à Lomba dos Agros e, com passagem pelo Chargondo, descemos de novo às Casas da Zebreira, a 3 kms do final da nossa aventura.
Uma última paragem para arrefecimento corporal, através de bebida fresca, faltando-nos a última subida do dia, ao Ervedeiro.
Já tinhamos "despachado" todas as subidas e foi com um sorriso nos lábios que nos lançámos à ultima descida, para a Foz do Giraldo, onde a visão da minha "ramona", parada no Largo do Povo, dava a impressão que nos esperava impacientemente.
Foi mais uma divertida aventura, por diversificados trilhos e bonitos recantos, proporcionando-nos mais um bonito dia de btt e sã camaradagem, durante os 53 kms do percurso.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Comentários

Anónimo disse…
Ai António... não em poderei lamentar pois ontem não podia, MAS (!) tenho que lá ir tomar um banho, ai tenho, tenho!
O esperado dia aproxima-se... e não vai ser na playstation!

abraço,

Tiago
Anónimo disse…
Sem duvida mais uma jornada inesquecível. Incríveis as belezas naturais que temos aqui tão perto. Ainda tenho o costado bem massajado por aquela cascata maravilhosa. Esta aventura dificilmente me sai da memoria. Mas nada de desanimar por aquilo que passou pois no Domingo já vamos pegar a gata pelo rabo. Hi Ha.

Pedro Barroca

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel