Avançar para o conteúdo principal

"Lurgo da Nogueira e Vale de Ronções"

Hoje, juntaram- se para a voltinha domingueira de Btt, 16 companheiros com vontade de dar umas pedaladas por esses campos fora, em sintonia com a bonita manhã com que hoje fomos brindados.
Pouco depois de termos dado início a esta nossa pequena aventura, o Fidaldo, preocupado com a "avózinha", disse que sem ela não ía a lado nenhum!!!
Pois é, a avózinha, talvez porque dela exigem bastante trabalho, começou a perder parafusos e o nosso amigo Fidalgo, teve que regressar à "base" para resolver o problema, pelo que ficámos privados da sua companhia.
O numeros pelotão lá partiu para os trilhos com o ponteiro a passar pelas 08h15.
Com rumo aos Escalos de Baixo, localidade onde tomaríamos a matinal dose de cafeína, passando pelo Alagão onde ficaram surpreendidos com a dimensão da obra para a construção do novo aérodromo de Castelo Branco.
Entrámos no Curral do Prego, onde tivémos acesso ao Monte Brito e logo depois à Vinha do Marco, que antecedeu a nossa paragem para a dose de cafeína nos Escalos de Baixo.
Saímos da aldeia pela Quelha do Cemitério e já no alto, ao malhão do Vale da Silveira, tomámos o estradão para a Mata, onde não entrámos, cruzando a estrada e seguindo com direção ao Lurgo da Nogueira, por uma série de trilhos, onde pessoalmente gosto de dar umas pedaladas.
Já no Lurgo e nas proximidades da Ribeira de Alpreade, o Pedro Antunes teve uma "desavença" com a sua bike, que o atirou ao chão, numa queda que poderia ter tido outras proporções. Felizmente não foi grave.
Encostámos depois à Ribeira de Alpreade, num bonito trilho, tipo "rompe piernas", como dizem os "nuestros hermanos", que nos levou a um dos locais mais bonitos daquela zona. O Vale de Ronções!!!
O grupo ia animado e composto por grupetos, como é normal quando se juntam mais de uma dúzia de companheiros a pedalar. E assim fomos ganhando kms, dando rotação aos pedais até chegarmos à zona do Barro Vermelho e, com passagem pelas Hortas dos Escalos, chegámos à Estação de Alcains, já com os olhos postos na cidade, onde chegámos com 59 kms pedalados num numeroso a animado grupo.
Uma última paragem na Rotunda da Racha, aos Buenos Aires, separou os com mais sede, dos com menos sede, para uma mini tertúlia, com as "jolas" da praxe.
O Fidalgo, já com a "avózinha" pronta para o que der e vier, acabou por ir também dar a sua voltinha, juntando-se-nos no final para a habitual "sossega".
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip de vídeo:

Comentários

Anónimo disse…
Boa Noite
Gostei muito do passeio, o pessoal é impecavél e os trilhos foram muito bonitos! Espero voltar a fazer parte deste belo grupo de betetistas!

Ps: já agora quantos Km fizemos no total?

Cumprimentos e até à próxima!
Manuel Dias
João Afonso disse…
+ 1 dia bem passado por excelentes trilhos ( o Lurgo da Nogueira ) foi a estrear para mim e gostei bastante, venham + como este.
1 abraÇo.
Anónimo disse…
Cabaço, makina de filmar aprovada, bela imagen,belos trilhos, a repetir....um abraço a todos os k tiveram nesta manha de primavera.ROXO
Silvério disse…
Já o disse mas nunca me vou cansar de repetir. É sempre um prazer enorme pedalar num grupo com um numero significativo, como este, de membros da “família Albiciclista”.
Hoje, com o comando de Don António Cabaço, os 15 “familiares” conseguiram uma manhã de 4P's em BTT daquelas que ficam na memória e na vontade de repetir! Venha a próxima, com novo comandante! Também hoje, acrescentou-se mais um membro à família, o Manuel Dias, o qual foi muito bem-vindo, e recebido. Deixo-lhe aqui os meus parabéns pela forma fácil como se integrou. Já depois da chegada a CB, e na conversa que mantive com ele até à “Bike Laundry”, também manifestou a sua vontade de se juntar a nós, sempre que disponível. É um sinal de que também estamos todos de parabéns!
Um abraço para todos e até à próxima!
Silvério
JValente disse…
Boa escolha de trilhos, num Domingo recheado de sol e bom ambiente para o BTT.

Para a semana, teremos mais BTT... e ao que parece com sol... mas mais frio!

Obrigado pela partilha...

Abraço
João Valente

Mensagens populares deste blogue

Alvaiade, Perdigão e Vila Velha de Rodão"

Hoje, com um pelotão mais numeroso, fomos tomar o cafézinho matinal à Bolaria Rodense, em Vila Velha de Rodão. Abandonamos a cidade pouco depois das 08h30 e rumamos ao Perdigão, com passagem por Sarnadas de Rodão e Alvaiade. Seguimos depois pela estradinha panorâmica que liga o Perdigão a Vila Velha de Rodão, usufruindo da bonitas paisagens sobre a Serra das Talhadas e Vilas Ruivas. Depois da pequena tertúlia na Bolaria Rodense e já com os níveis repostos, rumamos à cidade, com passagem pelo Coxerro e Sarnadas. Aqui voltamos a encontrar o Joaquim Cabarrão e o Salvado, que deram uma volta mais pequena e juntos seguimos até à entrada da cidade, onde nos voltamos a separar, pois o restante grupo foi pela variante à Carapalha. Numa manhã já bem primaveril, alinharam para esta bonita volta, além de mim, o Jorge Palma, Tó Pinto, Fernando "Caraíbas", Sr. Silva, António Leandro e o João Salavessa.  Foram 75 kms, repletos de divertidas pedaladas, na companhia deste animado grupo de …

"Hoje fomos à romaria"

A manhã acordou hoje límpida e solarenga, num bom incentivo para um bom par de pedaladas asfálticas. Quando saí da garagem já o Álvaro e o Leandro me esperavam. Juntos fomos até à Rotunda das Violetas, ao encontro do Luís Lourenço e do Nuno Eusébio. Pouco depois chegou o Jorge Palma. Para não perder a prática tive ainda que mudar a câmara de ar da minha roda traseira que vinha com um pequeno furo, originado por uma limalha. Já com a "ézinha" pronta a rodar, fizemo-nos à estrada, abandonando a cidade pela Milhã, rumo ao Juncal do Campo pela estradinha panorâmica da Quinta de Valverde. Cruzamos a aldeia e entroncamos na N.12, onde fletimos à direita, rumo ao Padrão, uma pequena aldeia que este fim de semana se encontra engalanada para a festa da Nossa Senhora da Saúde. Entramos na aldeia e fomos tomar o cafezinho matinal no bar junto ao adro da igreja, gentilmente servido por um senhor, creio que festeiro, que fez questão de oferecer os cafezinhos e que agradecemos. Descemos …

"Rota do Bucho/2016"

Pelo segundo ano consecutivo, resolvi editar a Rota do Bucho, com um passeio pelos trilhos de Malpica do Tejo, uma bonita aldeia onde tenho raízes, que termina à mesa com um belo bucho de ossos à boa moda malpiqueira. Convidei um "magote" de amigos, dos quais dezasseis disseram presente. O ponto de reunião, foi desta vez na Pastelaria Cantinho dos Sabores, na Rotunda da Racha, onde tomamos o cafézinho matinal. Pelas 08h20 partimos em pelotão auto rumo a Malpica do Tejo, onde o Rui e a Sandra Tapadas já nos aguardavam. A previsão era de vento forte e alguns aguaceiros e desta vez o S. Pedro não nos "despontou", mandou mesmo umas belas rajadas de vento e umas belas bátegas de água, que nos atingiram por três vezes, um pouco no início desta pequena aventura, sensivelmente a meio, quando estávamos à vista de um local de abrigo, a aldeia de Lentiscais e no final, em jeito de banho. Pelas 09h00, como planeado, abandonávamos a aldeia rumo ao Monte do Couto do Alberto, en…