Avançar para o conteúdo principal

Rota do Castelejo e Lavacolhos"

Aproveitando este inverno primaveril, fui hoje, na companhia do Carlos Sales, reviver uns trilhos onde já uma "catrefada" de anos não pedalava com a btt.
Fui buscar o Carlos pelas 07h15 e rumámos ao Fundão com paragem na Pastelaria, onde já somos "habitués".
Tomámos o cafézinho da manhã e comemos um bolinho quase acabado de fazer e fizémo-nos aos trilhos, numa das manhãs mais frias de que me lembro, a pedalar. O termómetro marcava 1 grau negativo.
Saímos da cidade, pelo Vale das Ganas, com uma daquelas "russas", onde quase toda a vegetação dobrava com o peso do gelo e as zonas húmidas, charcos de água e pequenos ribeiros, eram autênticas placas de gelo.
Em determinada altura o Carlos teve mesmo que parar e tirar as luvas para aquecer as mãos.
Mas a paisagem era incrível, toda vestida de tons prateados e com as neblinas a criarem uma panorâmica quase surreal. Lindíssimo!!
Retomámos a pedalada, pela Quinta de Stª. Teresinha e quase sempre em estradão, passámos pelo Prado do Infante, Quinta do Poleto, Soalheira, Quinta da Comenda e Lameiras.
Não havendo grandes subidas que nos inquietassem, lá íamos parando, aqui e ali, para apreciar a paisagem e registar o momento com a minha digital.
Lá fomos pedalando, ziguezagueando pelos Montesinhos, com passagem na capelinha da Srª. do Mosteiro, no Casal de Stª. Maria, seguindo depois pelo Pomar e Portela, até entramos na Aldeia do Castelejo.
Cruzámos a aldeia e saímos de novo para os trilhos, agora em direção às Fatelas, Peneda e Muro, com nova paragem na bonita Praia Fluvial de Lavacolhos, onde o Carlos ficou logo a magicar uma deslocação áquele pitoresco local com a sua caravana, para um fim de semana agradável com a família, lá mais para a primavera, ou verão.
Subimos depois à Aldeia de Lavacolhos, com passagem pelas suas bonitas ruelas e onde parámos no Café Tita, para hidratarmos o corpinho com uma bebida adocicada.
Seguimos agora para o Cabeço do Ribeiro e seguidamente para a Enxabarda, onde também fizémos uma pequena visita à aldeia, com passagem nas suas estreitas ruas.
O percurso de hoje e, como é meu hábito orientá-los, era circular e, estava já na hora de virar o azimute, lá para os lados da zona de partida.
Seguimos para o Vale da Roda e Enxabardinha, chegando ao bonito Santuário de Santa Luzia, onde parámos para uma visita mais pormenorizada.
Alí comemos a "bucha" e tirámos a foto de grupo da praxe, pondo depois pés nos pedais, pois estava na hora do regresso.
Descemos para a Courela e passado o Serrado, enfrentámos a mais dura subida do dia, apesar de asfaltada e posteriormente empedrada, ao Souto da Casa.
Aqui, se ainda havia alguma réstea de frio . . . simplesmente, foi-se!!!
Cruzámos a estrada e até ao Freixial, foi práticamente sempre a descer.
O Fundão estava já no nosso horizonte e a curta distância, mas demos por alí ainda umas pedaladas pelo Chão da Velha, Quinteiros e Tapada, onde fomos brindados, talvez com os trilhos mais bonitos do percurso.
Passámos a Tapada, Borralheira, Ulmeirinha e Quinta da Nave, entrando no Fundão pela Arraboa e Nora, com 52 kms pedalados em trilhos diversificados e com paisagens impares, nesta altura do ano.
Foi de fato uma manhã gratificante, praticando um desporto que me motiva e me faz alhear um pouco da idade, que já me vai avisando que determinado tipo de pedalada, já está em fim de contrato e que as renovações, terão que ser cada vez mais ponderadas.
Há pois, que ir ajustando o "software", pois o "hardware" já está descontinuado e sem hipótese de "upgrades". Sobretudo, começar a utilizar de novo a "fórmula", onde a "sensatez" predomina e da qual já andava um pouco arredado.!!! Mea Culpa!!!
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip vídeo.

Comentários

rogerioelvas disse…
simplesmente ***** estrelas
Rogerio/Belmonte
Silvério disse…
Mais um passeio que me deixa com muita água na boca. Efeito Serra, neste caso a bela Gardunha e do lado da não menos bela Cova da Beira.
Com esta excelente reportagem, fotos e descrições, lá fiz o meu passeio virtual o que me permitiu saciar um bocadinho o apetite!
O máximo era a Gardunha ficar "branquinha" nestes próximos dias e proporcionar-nos um passeio como o que tivemos o prazer de desfrutar no ano passado. Nessa situação o frio é melhor de suportar!
Um abraço
Silvério
Fidalgo disse…
Belo passeio pela serra e cova da beira. Esperamos contar com a tua companhia durante muitos anos e agora mais, uma vez que pelas palavras, vais abrandar o ritmo, talvez te aproximes mais do meu.Ritmo alto ou baixo, é preciso é que nos divirtamos a pedalar. Um abraço e até breve.Fidalgo.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel