Aproveitando este inverno primaveril, fui hoje, na companhia do Carlos Sales, reviver uns trilhos onde já uma "catrefada" de anos não pedalava com a btt.
Fui buscar o Carlos pelas 07h15 e rumámos ao Fundão com paragem na Pastelaria, onde já somos "habitués".
Tomámos o cafézinho da manhã e comemos um bolinho quase acabado de fazer e fizémo-nos aos trilhos, numa das manhãs mais frias de que me lembro, a pedalar. O termómetro marcava 1 grau negativo.
![](http://img220.imageshack.us/img220/650/dsc00351tb.jpg)
Em determinada altura o Carlos teve mesmo que parar e tirar as luvas para aquecer as mãos.
Mas a paisagem era incrível, toda vestida de tons prateados e com as neblinas a criarem uma panorâmica quase surreal. Lindíssimo!!
Retomámos a pedalada, pela Quinta de Stª. Teresinha e quase sempre em estradão, passámos pelo Prado do Infante, Quinta do Poleto, Soalheira, Quinta da Comenda e Lameiras.
Não havendo grandes subidas que nos inquietassem, lá íamos parando, aqui e ali, para apreciar a paisagem e registar o momento com a minha digital.
Lá fomos pedalando, ziguezagueando pelos Montesinhos, com passagem na capelinha da Srª. do Mosteiro, no Casal de Stª. Maria, seguindo depois pelo Pomar e Portela, até entramos na Aldeia do Castelejo.
Cruzámos a aldeia e saímos de novo para os trilhos, agora em direção às Fatelas, Peneda e Muro, com nova paragem na bonita Praia Fluvial de Lavacolhos, onde o Carlos ficou logo a magicar uma deslocação áquele pitoresco local com a sua caravana, para um fim de semana agradável com a família, lá mais para a primavera, ou verão.
Subimos depois à Aldeia de Lavacolhos, com passagem pelas suas bonitas ruelas e onde parámos no Café Tita, para hidratarmos o corpinho com uma bebida adocicada.
Seguimos agora para o Cabeço do Ribeiro e seguidamente para a Enxabarda, onde também fizémos uma pequena visita à aldeia, com passagem nas suas estreitas ruas.
O percurso de hoje e, como é meu hábito orientá-los, era circular e, estava já na hora de virar o azimute, lá para os lados da zona de partida.
Seguimos para o Vale da Roda e Enxabardinha, chegando ao bonito Santuário de Santa Luzia, onde parámos para uma visita mais pormenorizada.
Alí comemos a "bucha" e tirámos a foto de grupo da praxe, pondo depois pés nos pedais, pois estava na hora do regresso.
Descemos para a Courela e passado o Serrado, enfrentámos a mais dura subida do dia, apesar de asfaltada e posteriormente empedrada, ao Souto da Casa.
Aqui, se ainda havia alguma réstea de frio . . . simplesmente, foi-se!!!
Cruzámos a estrada e até ao Freixial, foi práticamente sempre a descer.
O Fundão estava já no nosso horizonte e a curta distância, mas demos por alí ainda umas pedaladas pelo Chão da Velha, Quinteiros e Tapada, onde fomos brindados, talvez com os trilhos mais bonitos do percurso.
Passámos a Tapada, Borralheira, Ulmeirinha e Quinta da Nave, entrando no Fundão pela Arraboa e Nora, com 52 kms pedalados em trilhos diversificados e com paisagens impares, nesta altura do ano.
Foi de fato uma manhã gratificante, praticando um desporto que me motiva e me faz alhear um pouco da idade, que já me vai avisando que determinado tipo de pedalada, já está em fim de contrato e que as renovações, terão que ser cada vez mais ponderadas.
Há pois, que ir ajustando o "software", pois o "hardware" já está descontinuado e sem hipótese de "upgrades". Sobretudo, começar a utilizar de novo a "fórmula", onde a "sensatez" predomina e da qual já andava um pouco arredado.!!! Mea Culpa!!!
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip vídeo.
Comentários
Rogerio/Belmonte
Com esta excelente reportagem, fotos e descrições, lá fiz o meu passeio virtual o que me permitiu saciar um bocadinho o apetite!
O máximo era a Gardunha ficar "branquinha" nestes próximos dias e proporcionar-nos um passeio como o que tivemos o prazer de desfrutar no ano passado. Nessa situação o frio é melhor de suportar!
Um abraço
Silvério