Avançar para o conteúdo principal

"Lurgo da Nogueira e Vale de Ronções"

Hoje, juntaram- se para a voltinha domingueira de Btt, 16 companheiros com vontade de dar umas pedaladas por esses campos fora, em sintonia com a bonita manhã com que hoje fomos brindados.
Pouco depois de termos dado início a esta nossa pequena aventura, o Fidaldo, preocupado com a "avózinha", disse que sem ela não ía a lado nenhum!!!
Pois é, a avózinha, talvez porque dela exigem bastante trabalho, começou a perder parafusos e o nosso amigo Fidalgo, teve que regressar à "base" para resolver o problema, pelo que ficámos privados da sua companhia.
O numeros pelotão lá partiu para os trilhos com o ponteiro a passar pelas 08h15.
Com rumo aos Escalos de Baixo, localidade onde tomaríamos a matinal dose de cafeína, passando pelo Alagão onde ficaram surpreendidos com a dimensão da obra para a construção do novo aérodromo de Castelo Branco.
Entrámos no Curral do Prego, onde tivémos acesso ao Monte Brito e logo depois à Vinha do Marco, que antecedeu a nossa paragem para a dose de cafeína nos Escalos de Baixo.
Saímos da aldeia pela Quelha do Cemitério e já no alto, ao malhão do Vale da Silveira, tomámos o estradão para a Mata, onde não entrámos, cruzando a estrada e seguindo com direção ao Lurgo da Nogueira, por uma série de trilhos, onde pessoalmente gosto de dar umas pedaladas.
Já no Lurgo e nas proximidades da Ribeira de Alpreade, o Pedro Antunes teve uma "desavença" com a sua bike, que o atirou ao chão, numa queda que poderia ter tido outras proporções. Felizmente não foi grave.
Encostámos depois à Ribeira de Alpreade, num bonito trilho, tipo "rompe piernas", como dizem os "nuestros hermanos", que nos levou a um dos locais mais bonitos daquela zona. O Vale de Ronções!!!
O grupo ia animado e composto por grupetos, como é normal quando se juntam mais de uma dúzia de companheiros a pedalar. E assim fomos ganhando kms, dando rotação aos pedais até chegarmos à zona do Barro Vermelho e, com passagem pelas Hortas dos Escalos, chegámos à Estação de Alcains, já com os olhos postos na cidade, onde chegámos com 59 kms pedalados num numeroso a animado grupo.
Uma última paragem na Rotunda da Racha, aos Buenos Aires, separou os com mais sede, dos com menos sede, para uma mini tertúlia, com as "jolas" da praxe.
O Fidalgo, já com a "avózinha" pronta para o que der e vier, acabou por ir também dar a sua voltinha, juntando-se-nos no final para a habitual "sossega".
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip de vídeo:

Comentários

Anónimo disse…
Boa Noite
Gostei muito do passeio, o pessoal é impecavél e os trilhos foram muito bonitos! Espero voltar a fazer parte deste belo grupo de betetistas!

Ps: já agora quantos Km fizemos no total?

Cumprimentos e até à próxima!
Manuel Dias
João Afonso disse…
+ 1 dia bem passado por excelentes trilhos ( o Lurgo da Nogueira ) foi a estrear para mim e gostei bastante, venham + como este.
1 abraÇo.
Anónimo disse…
Cabaço, makina de filmar aprovada, bela imagen,belos trilhos, a repetir....um abraço a todos os k tiveram nesta manha de primavera.ROXO
Silvério disse…
Já o disse mas nunca me vou cansar de repetir. É sempre um prazer enorme pedalar num grupo com um numero significativo, como este, de membros da “família Albiciclista”.
Hoje, com o comando de Don António Cabaço, os 15 “familiares” conseguiram uma manhã de 4P's em BTT daquelas que ficam na memória e na vontade de repetir! Venha a próxima, com novo comandante! Também hoje, acrescentou-se mais um membro à família, o Manuel Dias, o qual foi muito bem-vindo, e recebido. Deixo-lhe aqui os meus parabéns pela forma fácil como se integrou. Já depois da chegada a CB, e na conversa que mantive com ele até à “Bike Laundry”, também manifestou a sua vontade de se juntar a nós, sempre que disponível. É um sinal de que também estamos todos de parabéns!
Um abraço para todos e até à próxima!
Silvério
JValente disse…
Boa escolha de trilhos, num Domingo recheado de sol e bom ambiente para o BTT.

Para a semana, teremos mais BTT... e ao que parece com sol... mas mais frio!

Obrigado pela partilha...

Abraço
João Valente

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel...

"Trilho das Bufareiras e Penedo Furado"

"Às vezes ouço passar o vento; e só de o ouvir passar, vale a pena ter nascido" (Fernando Pessoa) Numa espécie de homenagem ao primeiro dia de primavera, que se apresentou como tal, solarengo e luminoso, fui mais a minha "Maria" fazer um pequeno passeio pedestre, ali para os lados de Vila de Rei. Saímos de casa já com os ponteiros do relógio a aproximarem-se das 09h00 e fomos até à Padaria do Montalvão, onde tomei a matinal dose de cafeína. Seguimos depois para a Praia Fluvial do Penedo Furado, para caminharmos um pouco pelo Trilho das Bufareiras e percorrer os recém inaugurados passadiços do Penedo Furado. Já a manhã ia a meio quando iniciamos a nossa caminhada, que teve inicio na Praia Fluvial, seguindo durante umas centenas de metros a Ribeira de Codes, pelos novos passadiços, até ao pequeno ribeiro da zona das cascatas. São 532 metros lineares, que trazem ainda mais beleza ao local e facilitam o acesso às cascatas. Terminada a passagem p...