Avançar para o conteúdo principal

"Pelas Serras da Gorda e do Ramiro"

Já há uns tempinhos que andava a olhar para aquelas escarpas, sempre que passava na estrada nacional, em direção às Termas de Monfortinho, quer de carro, quer com a bike fininha.

Imaginava as paisagens que lá do alto podia contemplar. E vai daí, toca a trabalhar num track gps para criar um percurso, que saísse da Aldeia de Salvador pela cumeada da Serra da Gorda até Monfortinho.
No regresso, faria o percurso do GR12E7 até Penha Garcia. Terminaria com passagem pela cumeada da Serra do Ramiro, até ao ponto de partida.
Pois bem, foi mesmo isso que fiz e hoje, fui ver o que dali saía.
Acompanhou-me o Carlos Sales nesta minha aventura.
Fui buscá-lo pelas 07h30 e na minha viatura, rumámos a Salvador. Estacionámos e fomos de imediato tomar o cafézinho matinal, pois estava um frio do "caraças"!!!
Preparámos as bikes e restante material e subimos ao cimo do povo, virando à direita para o primeiro trilho, que nos levou aos Brejos, continuando junto ao arraial da Antónia Tomé, Moinho do Tomás e Ribeirinha, com forte e longa subida à cumeada que nos fez dissipar de imediato o frio que até então nos acompanhava.
Estávamos já na Cumeada da Serra Gorda e, com passagem na Veiga da Senhora e Barroca das Choças, ladeámos as Piçarras do Corvo e da Lapa, subindo ao VG da Cabeça Gorda e Posto de Vigia.
O trilho bastante dificil e pedregoso, com subidas e descidas adrenalínicas, davam-nos pouco descanso.
Continuámos depois em direção ao VG da Fonte Longa e Cabeço do Zambujal, descendo ao Vale das Vinhas, já à entrada das Termas de Monfortinho, onde entrámos pelo Bairro do Valagoto.
Estacionámos as bikes na esplanada do Restaurante "O Luís" e "arrecadámos" dois deliciosos pregos, que acompanhei com uma "jola" fresquinha, repondo momentâneamente as energias gastas.
A Serra da Gorda "já era", faltava agora a Serra do Ramiro, mas isso, lá mais para a frente. Agora íamos entreternos a pedalar no trajeto do GR12E7, até Penha Garcia.
Os trilhos melhoraram bastante. Abandonámos os trilhos pedregosos e escorregadios, para estradões mais fluídos, com algumas passagens singulares.
A paisagem também mudou. Aquela belíssima panorâmica que nos acompanhou durante toda a travessia da serra, jamais irei esquecer. Foi brutal!!!
Saímos das Termas pelo Vale de Santa Maria e rumámos à Aldeia de Monfortinho, onde virámos á esquerda, sempre pelo GR12E7, em direção às Pedras Ninjas, um bonito lugarejo, práticamente abandonado.
Subimos seguidamente ao malhão da Petisca e pelas Sapateiras, Chão do Andrade e Tapada da Senhora, chegámos a Penha Garcia, com os olhos postos na bonita imagem da aldeia cravada na encosta granítica.
Subimos ao Castelo pelas duras rampas das ruelas empedradas e ali parámos, para descansar um pouco e admirar aquele bonito "postal".
Subimos então à cumeada da Serra do Ramiro e em constante sobe e desce, passámos o Covão e após a subida ao VG do Campofrio, foi práticamente sempre a descer até Salvador, terminando com aquela terrivel descida, mais própria para "downhillers"
Foram 62 intensos kms, com bastante acumulado positivo para a quilometragem realizada.
Mas valeu bem a pena, sobretudo, por toda a envolvente de que desfrutámos pelas Cumeadas das Serras da Gorda e do Ramiro e pelos adrenalínicos e bastante técnicos trilhos que conseguimos ultrapassar. Pelas longas e penosas subidas que conquistámos e pelas "dançarinas" descidas que realizámos. Pelas lindíssimas e panorâmicas paisagens que desfutámos e, no meu caso, pela excelente companhia do Carlos Sales, sempre pronto para uma aventurazita, desde que possa e cuja companhia bastante aprecio.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip de Vídeo.

Comentários

Silvério disse…
Parabéns aos dois pelos trilhos que desbravaram, talvez nunca antes pedalados, e pelas belas paisagens que apreciaram, que me parece só um numero restrito de pessoas teve o prazer de o fazer.
Fico a aguardar uma oportunidade para um dia destes também vir a desfrutar do mesmo!
Um abraço
Silvério
Fidalgo disse…
Vieram para os meus domínios sem me pedirem autorização!!!! Essa não vou perdoar. Ainda por cima nem me convidaram para o prego e a jola... Imperdoável.Parte dos trilhos conheço-os bem,mas também ando com vontade de fazer essas duas serras. Dá para me enviares o Track de Gps?
Um abraço e para a próxima, digam alguma coisa, que eu em principio estou por cá.
Unidospelopedal disse…
Belo post e blog digo-vos já.

As fotos mais a qualidade dos vossos "passeios" por esses trilhos bem longos faz crescer água no pedal.

Meus caros continuação de boas pedaladas e bom ano com muita saúde é o que se quer.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel