quarta-feira, 20 de junho de 2012

"Valbom"

Hoje, acompanhado pelo Jorge Palma, fomos dar uma volta com as nossas asfálticas, com passagem por algumas das típicas aldeias da região e mais próximas da cidade.
Marcámos encontro na Rotunda da Racha, aos Buenos Aires e, pouco depois das 08h, já pedalávamos em direcção a Escalos de Baixo.
Passámos Escalos de Cima e rumámos à Lardosa, que cruzámos, para mais á frente entrarmos na estrada que nos levou ao Louriçal do Campo, via Barragem da Marateca.
Pela bonita e estreita estrada panorâmica, hà pouco asfaltada, seguimos para Sobral do Campo e continuámos por Tinalhas e Freixial do Campo, onde tomámos a direção do Barbaído.
Passámos a Reta da Esteveira agora cheia de extensos olivais de recente plantação e subimos à Lameirinha, onde parámos para a matinal dose de cafeína e dois dedos de conversa com o Alexandre, amigo de longa data, ainda do tempo da nossa adolescência, quando "pintávamos a manta" pelos bailaricos da região.
A seguir ao cafézinho seguiu-se uma boa dose de cerejas que nos foram gentilmente oferecidas. E que bem que souberam!!!
Fomos então até Valbom, uma pacata aldeia fora dos circuitos habituais e que hoje resolvemos visitar, assim como o Maxial do Campo, onde também parámos para atestar os bidons de água.
Seguimos depois pelo Pousafoles e Grade, onde entrámos na também recém asfaltada estradinha para a Malhada do Servo seguindo pela Serrasqueira, Mendares e Pereiros, até entroncarmos na EN233, nos Vilares de Cima, onde virámos o azimute a Castelo Branco, com passagem ainda por Taberna Seca.
Uma bonita manhã para a prática deste nosso salutar desporto, onde o calor de ontem deu lugar a uma temperatura bem mais fresquinha, que culminou com 106 kms de boas pedaladas na excelente companhia do Jorge Palma.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles.
AC


Sem comentários: