sábado, 15 de agosto de 2015

"Aranhas, Salvador e Monsanto"

Hoje a nossa volta asfáltica levou-nos até à mais portuguesa aldeia de Portugal . . .Monsanto.
"Alcandorada num cabeço que se impõe ao olhar na maior parte dos horizontes, a Aldeia Histórica de Portugal de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Ícone turístico da região, Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita." 
Na companhia do Nuno Antunes, António Leandro, Nuno Eusébio, Paulo Oliveira e Paulo Jales, abandonamos a cidade rumo aos Escalos de Baixo.
Ali fletimos à esquerda e seguimos para os Escalos de Cima, descendo a S. Gens, para enfrentarmos a primeira subida do dia a S. Miguel d'Acha. 
Cruzamos a aldeia e seguimos para a Aldeia de Águas, com paragem nas bombas antes do cruzamento da povoação para o cafézinho da manhã.
Já com o café tomado, entramos então na aldeia e fomos até à Aldeia do Bispo, onde viramos à direita para a Aldeia de João Pires.
Nesta aldeia, tomamos o rumo a Aranhas e mais à frente Salvador, terra natal do Leandro, que nos fez uma pequena visita guiada até ao mirador, onde se avista uma bela panorâmica a perder de vista.
Deixamos o Salvador e com passagem pelo Cidral chegamos à base do monte ilha, em cuja encosta se encontra cravada a bela aldeia de Monsanto.
Subimos à aldeia, com passagem pela Relva, hoje em dia de feira e paramos no miradouro para apreciar aquela fantástica panorâmica, com alguns companheiros a subir mais um pouco até ao centro da aldeia.
Voltamos a descer e fomos até Medelim, onde paramos no café junto às bombas para tomar uma bebida fresca e dar dois dedos de conversa.
Proença a Velha foi a nossa próxima passagem para irmos depois até à zona industrial de Idanha a Nova, onde viramos o azimute a S. Gens, com passagem por Olêdo.
Em S. Gens viramos à esquerda, agora já em direção à cidade, com passagem ainda pelos Escalos de Cima.
Eram 12h30 quando entramos no nosso bonito burgo, com 121 kms pedalados por bonitas estradas e lindas panorâmicas, na companhia de alguns amigos.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: