Avançar para o conteúdo principal

"Passeio do Réco"

Hoje foi dia da malta amiga se juntar para dar uma voltinha asfáltica com um final feliz.
Depois das pedaladas asfálticas em modo moderado e do banhinho no final, havia o confronto final com o belo do "Réco" no Restaurante "A Cegonha", ali prós lados da "Bola".
Saímos como habitual pelas 07h00 para abrir a pestana e hoje, sob o comando do "Cabo de Mar" Luís Lourenço, partimos para o asfalto, num pelotão composto para além de mim, pelo Luís Lourenço, Nuno Eusébio, Álvaro Lourenço, Nuno Antunes, Paulo Jales e Jorge Palma.
Com o azimute virado a Vale de Prazeres, fomos até aos Escalos de Cima, onde numa visita guiada, conhecemos mais algumas ruelas daquela vizinha aldeia e pedalamos pela primeira vez, a maoria de nós, num estradão recentemente alcatroado que liga os Escalos à N.18-7 e segue para a Lardosa, por onde seguimos ao bom ritmo cicloturistico.
Na passagem junto à estação encontramos o Ti João e um outro companheiro da velha praça, que cumprimentamos efusivamente, pois é uma daquelas pessoas que merece todo o nosso carinho e admiração.
 Depois dos cumprimentos, seguimos para o Vale da Torre, Zebras e Orca, onde fletimos à esquerda para Vale de Prazeres e a sua bela pastelaria de refinada bolaria, que gulosamente ansiamos.
Uns cafézitos, os matinais da praxe e uns bolitos, um pastelito de cereja, no meu caso e a habitual animação quando esta rapaziada se junta, mantiveram a malta bem disposta e reinadia.
Depois da subida à fonte da Gardunha, eu e o Jorge Palma regressamos à cidade, o Jorge porque tinha regressado de férias e eu porque esta semana tinha sido bastante preenchida no tocante a aventuras velocipédicas e já estava satisfeito com as prazenteiras pedaladas de hoje.
O meu objetivo é gozar e desfrutar de boas e prazenteiras pedaladas, preferencialmente na companhia de amigos.
Por outro lado, também quis que o amigo Jorge não regressasse sózinho e aproveitei a oportunidade.
A restante rapaziada ainda foram fazer mais uns kms para preencher o tempo até que o loirinho do "Réco" estivesse no ponto.
Cheguei à cidade ainda cedo, pelas 10h30, com 79 kms pedalados e na companhia do Jorge, fomos ainda até à esplanada das Laranjeiras para a "abaladiça".
Já com o banhinho tomado e com novo visual fui reunir-me á restante malta e degustar o belo do "Reco" bem regado e acompanhado como mandam as regras.
Uma bela manhã de pedalada asfáltica com um final feliz em volta do "Reco" e na companhia de bons amigos.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-