Avançar para o conteúdo principal

"Moinhos da Ribeira de Alpreade"

A convite do Sandro Gama, fomos hoje dar uma voltinha de btt, aproveitando para tirar o cheiro a mofo da minha "santa", pois ultimamente tenho-a mantido um pouco afasrada das minha lides cicloturistas.
 Saímos da cidade pelas 07h00m e descemos à Sra de Mércules por asfalto.
Entramos nos montes da Rebouça, cruzando os seus extensos olivais, com passagem pela barragem e Queijeira Nova, até entroncarmos no estradão que vem do Monte do Pombal, que seguimos até à Granjinha, com passagem pelas Sesmarias.
Subimos ao Coito do Abrunhosa, uma longa e roliça subida, continuando até ao Muro Alto, onde entramos em asfalto até ao Alto da Monheca.
Cruzamos a estrada e fomos até à Aldeia da Mata, com passagem pelo Poço Ferrenho e Azendinho.
Depois de cruzarmos a aldeia, saímos pelo caminho do cemitério, para mais à frente fletirmos à esquerda para o Vale da Pulga e Caroço, onde voltamos a entrar em asfalto, descendo à Ribeira de Alpreade.
Passamos sobe a ponte e rumamos ao Lurgo da Nogueira e subindo à cumeada, tivemos um belo momento contemplativo sobre os vales e serranias circundantes. Uma panorâmica agreste e algo selvagem, que nos fez sentir em terra de nenhures.
Voltamos a descer à Ribeira de Alpreade, para a visita a alguns dos seus velhos moinhos, guardiões de muitas histórias e de grandes labutas.
Depois de um par de fotos para registar a nossa passagem, subimos à Nrsvelha e pelos Muros entramos na Lousa, onde fomos beber uma jolinha fresca e dar dois dedos de conversa na esplanada do café do jardim junto à igreja matriz.
Deixamos aquela aldeia e seguimos para os Escalos de Cima e Escalos de Baixo, onde chegamos depois de passarmos pelo Vale Figueira.
Cruzamos esta ultima aldeia e pelo chafariz do tanque rumamos à Balorca, seguindo depois para o Monte de S. Luís que ladeamos com  o azimute já virado à Fonte Santa.
Aqui voltamos ao asfalto que nos levou até à cidade, com passagem pela Garalheira.
Uma bela manhã a pedalar por vales e cabeços, que culminou com 61 agradáveis kms de btt na companhia do Sandro.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas"
Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando.
Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura.
O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas.
Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela "posta", que es…

"Uma visita a Belgais"

Ontem foi dia de passeio asfáltico em solitário e decidi ir fazer uma visita a Belgais.
Apesar da ameaça de chuva da meteorologia, quando espreitei pela janela, o dia estava bastante bonito e solarengo. Bora lá pedalar!!!  Vesti o fatinho de licra e fui buscar a minha "ézinha", que está sempre prontinha para ser montada .  . por mim, claro, nada de confusões!!! Eram 9h00 quando me fiz à estrada em direção aos Escalos de Baixo. Pedalada calma, de cabeça levantada e a apreciar tudo o que se passava em meu redor . . . como eu gosto. Quando chego a casa gosto de ter sempre algo para contar sobre o que vi e não apenas os dados contabilizados pelo meu ciclo computador ou aplicação do telemóvel. Nos Escalos de Baixo parei no Café "O Lanche" e ali bebi o cafezinho matinal, enquanto trocava umas palavras com o João, ficando a saber que o antigo Restaurante "O Chafariz" vai por ele ser reaberto, lá para o final deste mês, início de Novembro, mantendo o belo leitão …

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura."
(Miguel Torga)
Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro.
A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais.
Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal.
A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas.
Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quintas de S. Bartolomeu e por Rap…