domingo, 2 de agosto de 2015

"Toulões"

Hoje, na companhia do António Leandro, Nuno Maia e Silvério Correia, fomos dar um agradável passeio até Toulões.
Saímos da cidade pouco depois das 07h00 e rumamos à Zebreira, por Escalos de Baixo e Ladoeiro, num percurso rolante e em pedalada descontraída.
Passamos a vila e uns kms mais à frente, fletimos à esquerda em direção a Toulões, por uma estreita estradinha panorâmica com o monte ilha de Monsanto como pano de fundo.
Entramos naquela peculiar aldeia raiana e fomos até ao café, onde tomamos a matinal dose de cafeína.
Abandonamos a aldeia, agora em direção a Alcafozes, percorrendo uma das bonitas estradas beirãs, até chegarmos à rotunda de acesso à aldeia, onde voltamos a fletir à esquerda seguindo para a Sra da Graça, com paragem na  Fonte dos Tourinhos, para atestar bidons.
Subimos a Idanha a Nova e com passagem por Olêdo, descemos a S. Gens, onde paramos no café das bombas para uma bebida fresca.
Sempre em suave ascendente, subimos aos Escalos de Cima e seguimos em direção à cidade, onde chegamos pelas 11h45, com 112 kms pedalados pelas bonitas estradinhas cá do nosso condado, em modo descontraído e em amena cavaqueira.
Para a "abaladiça", a esplanada da Rotunda da Racha foi a eleita, não só pela a sua situação estratégica, que nos favorece e a cervejinha está sempre fresquinha, mas também pela simpatia como somos recebidos.
Por ali estivemos entretidos cerca de uma horinha na conversa e na brincadeira, bebericando umas minizitas, enquanto as nossas "Marias" aprontavam o almocinho.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: