Avançar para o conteúdo principal

"Alpreade e Ronções"

Voltei às minhas voltinhas de Btt, aos domingos e quartas feiras.
Hoje, acompanhou-me o Pedro Barroca, num percurso por trilhos bastante divertidos, com alguns singles e zonas onde a adrenalina nos aquecia um pouco o corpinho, pois hoje a manhã esteve mais fresca e até nos brindou com uns pingos de chuva. E que bem que souberam!!!
Saimos pelas 08h, pelas Fontainhas e quelha dos Desembargadores.
Passámos o Curral do Prego, o Monte Brito, a Vinha do Marco e parámos no Café Vid'Alegre, nos Escalos de Baixo, onde bebemos o cafézinho matinal.

Entrámos na quelha do cemitério e passámos pelo Vale da Silveira, Penedos de Ferro e Tapada dos Gralhais, até entroncarmos no estradão junto à capela de S. Gerardo, cujo adro está agora transformado em redil de ovelhas.
Mais á frente virámos para a Queijeira do Estreito, onde encostámos á Ribeira da Nogueira, num bonito e adrenalínico trilho, que ladeámos até à sua foz, na Ribeira de Alpreade.
Aqui, encostámos também à ribeira, num trilho com alguns pormenores técnicos, que nos deram uns bons momentos de gozo e que seguimos até á zona dos Moinhos.
Abandonámos a ribeira e seguimos para a Nave Carvalho, continuando até ao bonito Vale de Ronções.
Até então tudo estava a correr pelo melhor, mas aquelas vacas com bezerros "estacionadas" no nosso trilho é que não estava nada bem. E o facto, é que não me pareceram muito animadas pela nossa presença.
Valeu-nos um bom rebanho de cabras, na pastagem um pouco mais acima, para a coberto destas, nos pôr-mos na "alheta". Engraçado, não é!!!. Acontece que eu já tive uns maus encontros com estes bichos e não os queria repetir, de forma alguma!!!
Bem, por todos aqueles hectares, havia animais daqueles "estacionados". Parecia que por ali havia um "Boom Vacum".
Cruzámos a zona dos Cantinhos e do Berrão e apontámos o azimute para as hortas dos Escalos continuando até à estação de Alcains.
Arranjar uma passagem naquele local, sem ter que fazer o percurso por asfalto pela passagem superior, é sempre uma aventura.
Desta vez, rodeámos a velha fábrica de racões e passámos para o outro lado de elevador. E esta, heim!!! Foi um momento divertido!!!
Tomámos o trilho para a piscina, onde entrámos no asfalto até à Atacanha, entrando na cidade pelas 12h, com 56 kms de boas e divertidas pedaladas.
Parámos no Café Lusitano, para um bom momento de lazer, bebericando um par de "bjecas", passando os olhos pelo jornal desportivo e dar dois dedos de conversa, apreciando o movimento da malta que já se dirigia a casa para o principal repasto do dia.
Chegou então a hora de nos despedirmos e irmos nós também, em busca do banhinho retemperador e merecido almoço, com um até á próxima, numa outra incursão nos trilhos, ou uns kms de asfalto com as fininhas.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Comentários

Pinto Infante disse…
essa foto em Alcains na CP está curiosa. ora repara o candeeiro que está ao lado do capacete, parece que levas câmara de filmar...
já há uns tempos que não pedalamos por aí...
abraço
Pinto Infante

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-