Avançar para o conteúdo principal

"V Etapa da Volta"

Já há uns "tempinhos" que não ía a um cicloturismo.
Este ano, a Etapa da Volta despertou a minha curiosidade, pois nunca tinha feito a subida ao Caramulo . . . e que subida!!!
Participei nas primeiras Etapas da Volta, quando ainda era organizada pela Revista Superciclismo, que entretanto deixou de organizar este bonito passeio de cicloturismo e que se realizou durante três anos.

Fui este ano a Viseu e não estou arrependido.
Um bonito circuito e uma subida, daquelas que "entortam o osso", obrigando muita malta a por o pézinho no chão.
Saí de Castelo Branco pelas 06h15 e cheguei a Viseu pelas 07h45.
Estacionei a viatura, fui buscar o dorsal e fui à Pastelaria Avenida tomar o pequeno almoço, nas calmas.
às 09h10 desloquei-me para o local de partida, para partir pelas 09h30, inserido naquel bonito colorido, representado por cerca de 900 cicloturistas.
Já não andava em grandes pelotões há bastante tempo e adorei!!!
Saímos de Viseu para a Tondelinha e fomos passando por inumeras localidades. Figueiró Torredeita, Boa Aldeia, Caparrossa, Paranho, Portela, Guardião de Baixo e Santiago Besteiros, onde pouco depois foi autorizado o andamento livre até ao Caramulo.
Estrada estreitinha, muita dificuldade, uma inclinação terrivel e muita rapaziada apeada, tornaram ainda mais dificil aquela ascensão, que terminou com um longo km de empedrado, até ao local onde estava situada a meta de montanha e o abastecimento.
Foi bonito ver toda aquela estrutura com carros de apoio da organização, médico, vassoura, motas da TV, os bandeirinhs a chamarem a atenção para os locais de maior perigo e colégio de comissários, fez-nos sentir como se uma prova de verdade se tratasse.
Do Caramulo, continuámos para o Caselho, Carvalhal da Mulher e Silvares, percorrendo depois alguns kms do percurso que antes tinhamos feito, pelas povoações de Paranho e Caparrosa.
Virámos depois para Igarei, Couto de Cima, Outeiro do Pinheiro e de novo Figueiró e Tondelinha, para entrarmos seguidamente em Viseu, na zona de meta, pelas 13h20, final da 5ª. Etapa da Volta a Portugal.
Um dia diferente, por uma zona onde ainda não tinha pedalado, alguns "bocaditos" com um bom andamento e aquela subidinha ao Caramulo, marcaram este bonito e caloroso dia.
Iremos ver para o ano onde será a "VI Etapa da Volta".

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Comentários

Vasco Mota Pereira disse…
Caro amigo, venho acompanhando o seu blogue há já algum tempo, aproveitando não só para ver os percursos que outros camaradas cicloturistas andam a fazer, mas também para conhecer as belas paisagens de uma zona que conheço pouco, como nortenho. Se nunca lhe escrevi, foi por falta de coragem e falta de contributo. Desta feita, ao ver a V Etapa da Volta, não pude deixar de agradecer a sua partilha, uma vez que já a fiz 3 vezes (incluindo a Sra. da Graça, no ano passado), mas não pude ir a esta. Um abraço de continuação de boas passeatas
AC disse…
Caro amigo Vasco.
Antes de mais, obg pelo seu comentário.
Foi pena não ter participado nesta bonita Etapa da Volta que nos levou até ao Caramulo.
Se um dia quiser conhecer melhor esta zona, traga a bike e terei o maior prazer em mostrar-lhe um pouco do que conheço.
Quem sabe não nos encontraremos na VI Etapa da Volta!!!
Um abraço e boas pedaladas.
AC
Vasco disse…
Muito obrigado pela sua simpatia e disponibilidade. Vontade de ir até aí não me falta, mas ainda não tenho andamento para o acompanhar numa passeata das suas. Restam-me ainda uns quantos meses de treino, para já. :)

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-