Avançar para o conteúdo principal

"XV peregrinação a Fátima por estrada"

Mais um ano quase passado e mais uma peregrinação a Fátima por estrada, a 15ª., sem qualquer interrupção e sempre na mesma altura. O fim de semana antes de 13 de Outubro.
Esta peregrinação por estrada começou por ser no fim de semana antes de 13 de Maio e alterei-a para Outubro, por troca com a de btt, que passou agora para Maio.
Este ano em solitário, saí da cidade pelas 07h00, qual D. Sebastião, envolvido numa ténue neblina, que se foi acentuado pelos primeiros kms, ficando mais densa, consoante me aproximava do rio Ocreza.
Passei por sarnadas, Alvaiade, Perdigão, Vale da Mua, Pedra do Altar, Vale do Clérigo e Moitas, onde efetuei a primeira paragem, para tomar café no Bar das bombas.
O nevoeiro tinha ficado para trás e rumei a Proença a Velha.
Cruzei a vila e sai para a estrada antiga cujo piso em mau estado não era impeditivo para que pudesse progredir normalmente.
A passagem por aquela zona fez-me recordar antigas viagens, antes das IP's e IC's e gostei sobretudo de voltar a passar por aldeias que já nem lembrava o nome como o Carvalhal, Maljoga, Moinho Branco, Vale d Pereiro, Moinho do Cabo, Portela dos Bezerrins e Mougueira.
Cheguei à Sertã e aproveitei a passagem por ali para ir toma outro cafezinho com o meu irmão Luís, no bar do minipreço, defronte da sua loja.
Depois das despedida, continuei a minha peregrinação, desta vez com tempo para tudo, contemplação visitas, paragens para o que me desse na gana, sem pressa de chegar, pois tinha combinado com a minha "Maria" a chegada entre as 14h e as 14h30.para que ela almoçasse descansadinha e se pusesse a caminho depois.
O percurso que escolhi este ano já o tinha em mente há algum tempo e queria passar nalguns locais bem diferentes das peregrinações anteriores.
Deixei a Sertã para trás e depois de passar Faleiros, Fonte da Mata e Alto Ventoso, entrei em Cernache do Bonjardim.
Desci depois à ponte que cruza o Rio Zêzere, no Vale Serrão, passando por Roda do Cabeço e Casal da Madalena.
Uma estrada curvilínea com uma bonita panorâmica sobre o rio Zêzere, à minha esquerda.
Cruzada a ponte e depois e subir um pouco, virei à direita para uma estradinha panorâmica, sempre a lado do rio até Dornes, uma bonita vila situada numa pequena península do rio Zêzere e enseada do Castelo de Bode.
Uma imagem única e que me fez parar e registar com a minha digital.
Entrei na vila, onde dei uma pequena passeata, mas as suas ruas empedradas e de inclinação acentuada em direção ao castelo, fizeram.me retroceder e fui até ao miradouro dar uma mirada naquela panorâmica bastante envolvente. Um belo momento de paz e contemplação.
Mas tinha que continuar, ficou registado na minha memoria um passeiozeco com a minha Maria por aquelas bandas lá mais para a frente.
Passei outra ponte sobre um dos braços da enseada e continuei ainda algum tempo à beira do rio, até começar a subir para a Frazoeira, continuando por Areias Portela de Vila Verde, Calçadas, Matos, Almogadel.
Muitas terreolas e estradinhas bem panorâmicas, onde já quase tinha saudade de encontrar uma viatura. Que calmaria!
Sempre por estradas calmas e com uma paisagem a condizer lá fui encurtando o caminho em direção ao altar de Fátima, passando por Travessa, Botelha, Formigais, Soalheira, Marta, lameirinha, Vale da Cordela, Outeiro, Seiça, Coroados, Alcaidaria, Casal de S. João e Lagarinhos antes de entrar em Ourém e na rota das minhas anteriores peregrinações.
Cruzada a cidade, passei a Corredoura, Melroeira e Pinhel.
Desta vez não fiz a terrível subida do Boi Negro, um belo caroço já no final e segui pela Atouguia, Moura, Murtal e Fontainhas, entrando finalmente em Fátima e parando no parque nº.2, o de sempre ao longo destes 15 anos e onde a minha Maria já me esperava.
Depois do retemperador banhinho,  comi a a merendinha que tinha vindo de casa e fui e dar uma volta pelo santuário e colocar uma vela no tocheiro, um momento de reflexão e o meu pedido silencioso á virgem, regressei a casa.
É uma obstinação que já me acompanha há década e meia e que não se apagará facilmente da minha memória e da minha vontade.
O que me move não se identifica com um desafio, uma ligação velocipédica, ou até uma forma de treino . . . nada disso . . . nem eu sei bem explicar! Apenas que todos os anos faço esta peregrinação, de bicicleta, como a poderia fazer a pé, como tantos outros peregrinos.
Mas a bicicleta é uma desporto que adoro praticar e ainda uso e abuso . . .ás vezes, de forma lúdica, um pouco aventureira de espirito viajante e em harmonia com a natureza, que para mim ainda tem um significado com o qual me identifico.
Para o ano, no fim de semana antes de 13 de Maio, certamente farei minha peregrinação em btt e o antes de 13 de Outubro, novamente por estrada, a solo, ou na companhia de alguns amigos.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel