Avançar para o conteúdo principal

"TNT"

Hoje foi dia de "TNT", a signa eleita para o apreciado néctar de cor rubi, que fomos provar na quinta do sogro do amigo Dário.
Quando hoje cheguei às Docas já por ali havia uma "mão cheia" de bikes encostadas à porta do Café Sical, coisa pouco habitual ultimamente!
O pessoal foi chegando e o grupo foi aumentando. nem me dei ao trabalho de os contar. O Dário tinha convidado um bom grupo de amigos para a voltinha a Tinalhas, sua terra de adoção.
Abandonámos as Docas e seguimos para Alcains, hoje guiados pelo João Afonso, que brindou a malta com uma saída diferente, pelo Lombardo e single entre os muros da Quinta da Rafeira.
Contornámos depois a Tapada das Figueiras pelo estradão que ladeia a A23, saindo depois para a estradinha de Santa Apolónia, onde passámos antes da chegada a Alcains, onde fomos buscar o irmão do Dário, que logo à chega nos brindou com uma "jeropiga de honra".
Em Alcains, o grupo aumentou com mais uns amigos e seguimos para Tinalhas, não logo diretamente, pois a malta ainda queria dar umas pedaladas antes do petisco, pois depois "a coisa" já seria certamente um pouco mais complicada.
Seguimos para a Folha da Lardosa e cruzámos a N.18 para o Lameiro do Salgueiro em direção ao Pontão e Porto Mieiro.
Não chegámos a entrar na Póvoa de Rio de Moinhos e subimos pela Mingrocha, contornando depois o Tagarral antes de chegarmos a Tinalhas.
Uma parte do grupo foi ainda divertir-se para o single do passeio dos Escalos e eu segui com a outra parte do grupo que se foi divertir para a esplanada do café junto à igreja, bebericar um par de minis.
Entretanto a malta chegou junto à esplanada onde me encontrava e fomos então para a quinta, onde fomos surpreendidos com mesa posta de boas iguarias, o belo TNT e um branquinho já na parte final.
Fantástica tertúlia, excelentes amigos, muita alegria e diversão, mantiveram-nos ocupados até depois das 12h00.
A rapaziada foi abandonando o "Estádio do TNT", consoante as suas necessidades ou compromissos e eu, não sei porquê, sou sempre dos últimos a abandonar estes recintos. Não sei se será por solidariedade, ou porque me custa afastar daquele belo tintinho. Uma pomada das valentes!
Bom. a primeira impressão quando voltei a pegar na bike, era de que tinha direção assistida, mas depois lá me habituei.
Rumámos então às 3 toneladas, que descemos em direção ao Penedo do Cervo, onde fletimos para o Vale do Quinto e mais à frente entrámos na M.551 que seguimos até á entrada para a Tapada das Figueiras.
Um pouco mais à frente, eu o Álvaro e o Fidalgo despedimo-nos da restante malta e seguimos para casa via Parque de Campismo.
Uma excelente manhã de convívio, com a "II Edição TNT" by Dário, que termina sempre da melhor maneira.
Uma forma de juntar e reencontrar amigos, de divertimento e sempre muita animação, como é apanágio desta malta sempre alegre e animada.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta