terça-feira, 14 de outubro de 2014

"Passeio pela Marateca"

Antes que chova, deixa-me cá ir dar uma voltinha com a minha "ézinha!". Foi assim que pensei depois de ver a meteorologia para os próximos dias.
Saí para a estrada pelas 09h00 com uma bonita manhã solarenga, que logo se desvaneceu ao chegar ao cruzamento com a N233.
Um denso nevoeiro quase me fez voltar atrás. Mas por outro lado pensei . . . pode ser que seja só aqui na reta do Lanço Grande. E não me enganei!
Caso se alongasse, optaria por virar para o aeródromo e regressar à cidade pela estrada da Fonte Santa e tentar outra zona, talvez Malpica ou Monforte, se por ali não houvesse nevoeiro à vista.
Segui então em direção aos Escalos de Cima e à saída da aldeia, no alto da Lousa, virei à esquerda para a Lardosa.
Parei no Café Maurício, onde tomei a matinal dose de cafeína e por ali me entretive um bocado à conversa com o proprietário, pois era o único cliente àquela hora.
Passei a rotunda e continuei em direção ao paredão da barragem da Marateca e por ali andei um pouco às voltas, numa bela manhã solarenga e com uma panorâmica bem bonita sobre toda aquela bacia hidrográfica.
Passado o paredão fleti à direita para a estradinha panorâmica até Tinalhas, comungando as bonitas cores outonais que transformam os campos em paisagens dignas de relevo.
Cruzei Tinalhas sem parar e continuei em direção ao alto do Salgueiro, passando pelo Freixial e Juncal do Campo.
A cidade já estava quase à vista e desci ao rio, para efetuar aquilo a que se pode chamar a única subida do dia, digna de algum registo.
Entrei na cidade ainda cedo, com o vicio saciado e com uns modestos 59 kms, pois o meu objetivo nesta parte outonal e invernal é apenas desentorpecer um pouco as pernas, salvo uma ou outra volta vadia, que de vez em quando me dá na gana.
Depois do banhinho retemperador e do gratificante almocinho, estava prontinho para uma bela "sorna" no meu velho sofá, mas a Maria" arranjou-me que fazer . . . Baahhh!!!
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: