terça-feira, 13 de março de 2012

"Idanha-a-Velha"

Hoje fui dar uma passeata com a minha "asfaltina" até Idanha-a-Velha. Uma pequena aldeia de ambiente pitoresco, pelo notável conjunto de ruínas que conserva, ocupando um lugar de realce no contexto das Estações Arqueológicas do País.

Saí da cidade pelas 08h30 e com passagem por Escalos de Baixo, Escalos de Cima e S. Gens, cheguei a São Miguel D'Acha, onde efetuei a primeira paragem no Café da D. Maria para a ingestão matinal de cafeína.

Cruzei a aldeia e virei à direita para Proença-a-Velha, seguindo em direção a Medelim.

Desta vez não parei em Medelim, pois pretendia fazer uma curta visita a Idanha-a-Velha, pelo que segui em direção a esta aldeia.

Após passar o cruzamento para o Carroqueiro, cruzei-me com o Silvério, que acompanhado do PB, lá ia na sua habitual labuta dos 4 P's +A.

Cumprimentámo-nos em andamento, pois íamos com destinos diferentes e em sentidos opostos.
Virei para Idanha-a-Velha e por ali me passeei, montado na minha "asfaltina", numa curta visita àquela bonita povoação, recheada de história, onde destaco a Igreja Matriz renascentista, o Pelourinho do século XVII e as ruínas da Torre dos Templários.

Parei num bar junto ao Pelourinho e bebi algo fresco, pois o calor hoje, mais parecia de verão e alimentei-me para reiniciar este meu passeio de hoje.

Fui até à rotunda no cruzamento para Alcafozes e virei para a Sra da Graça, com nova paragem na fonte do Parque de Merendas, para atestar o bidon de água.

Virei depois para o Ladoeiro e cheguei a Castelo Branco pelas 12h30, após passagem por Escalos de Baixo, com 104 kms pedalados numa bonita e quente manhã, que também podia ter sido aproveitada para ir até á praia. Anda tudo baralhado . . . até o tempo!!!

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora dels.
AC

Sem comentários: